4 dicas para arrecadar mais

Você gostaria de arrecadar mais, com soluções diferentes das usuais ou muito burocráticas e ainda assim promover a sua entidade? Temos certeza que sim, e é o que vamos ver aqui nesse post.

A arrecadação de recursos é um assunto bastante manjado para você que é do terceiro setor, afinal captar fundos para manter sua organização e até mesmo para ampliar projetos é fator de debate em toda entidade do setor e se sabe muito bem o quanto é difícil buscar recursos extras nos dias de hoje. Quando esse tema é levantado muitas vezes as pessoas acabam chegando a pontos comuns como as práticas de participar em editais e busca de fundos governamentais.

Mas, podem-se buscar alternativas que sejam passíveis de execução com mais facilidade e também sem depender de tanta burocracia ou tempo de espera para liberação de verbas, afinal todos sabem que entidades possuem custos que podem variar de mês para mês e poder arrecadar mais significa solucionar problemas a longo prazo. Abaixo listamos quatro delas, apenas para iniciar um processo onde você possa pensar fora da caixa e buscar opções que tragam bons resultados para sua instituição. Vamos lá!

Arrecade mais a curto prazo e fique na mente do seu doador!

1 – Seja presente nas redes sociais

Sua instituição precisa estar presente e ativa nas redes sociais. O seu doador, ou potencial doador provavelmente está no Facebook, por exemplo, afinal grande parte da população brasileira possui uma conta na plataforma e você já deve saber que a presença da sua instituição vai gerar não só visibilidade mas também trará retorno, visto que na plataforma você pode mostrar o que está acontecendo na entidade, bem como as atividades realizadas. Ali o momento atual da entidade poderá ser exposto, buscando ativamente pela colaboração dos doadores em tempos difíceis ou para projetos específicos. Cuide bem da sua imagem em redes sociais, pois ela vale muito na percepção do público hoje em dia.

2 – Não desista de Eventos Locais

Os eventos locais além de trazerem a população para ter contato direto com a entidade também trazem um retorno excelente quando bem planejados. Mais uma vez aqui vale lembrar que você pode e deve se utilizar das redes sociais e outros meios para planejar e divulgar o evento, seja ele um bazar, feira, evento gastronômico ou de qualquer outra natureza. A realização de eventos faz com que a marca de sua instituição seja apresentada fisicamente, o que vai muito além da arrecadação somente, pois você estará mostrando também o trabalho realizado pela entidade o que fixa cada vez mais a sua marca e o que faz pelo bem comum. Eventos periódicos são também de grande valor financeiro pois com a sazonalidade acertada você tem chances de receber mais vezes seus doadores na sua casa e assim gerar mais engajamento com a instituição.

3  – Faça Financiamento Coletivo

Mas cuidado! Não basta criar a campanha em alguma plataforma e achar que vai funcionar. Você precisa de um bom planejamento, desde possuir metas possíveis de serem atingidas até traçar uma boa estratégia de divulgação e comunicação. Utilize aqui as redes sociais mas não esqueça das mídias tradicionais pois geralmente o público local é impactado pelos jornais, rádios e redes de TV locais e com certeza, com o planejamento correto, você consegue apoio dos veículos de comunicação locais para alavancar o seu crowdfunding.

4 – Facilite o processo de doação

Ferramentas práticas que demandem menos tempo de quem tem interesse em fazer uma doação atraem mais pessoas. Sites com botão de doação e formulários sucintos de preencher, por exemplo, são maneiras de facilitar a ação do doador. Um software para a gestão de doadores e relacionamento também ajuda a manter a sua presença na mente de seus doadores de maneira que você seja lembrado nos momentos certos.

Sabemos que existem inúmeras maneiras para aumentar a arrecadação de sua entidade, tanto mais formais como os já conhecidos editais e leis de incentivo quanto também outros meios inusitados e criativos. Aos poucos vamos trazendo aqui no blog essa variedade de opções e também vamos apresentar maneiras criativas de captação de recursos.

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Um abraço da Equipe HYB.

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