3 estratégias de Marketing Digital para o Terceiro Setor

Quando se fala em estar presente na internet você acha que sua entidade ou ONG tem utilizado as estratégias corretas nas ferramentas de Marketing Digital para gerar bons resultados?

Hoje o assunto aqui no blog é exatamente esse. Vamos entender como se posicionar em redes sociais, como tratar uma lista de e-mails, como gerir seu site e seu relacionamento online para assim gerar resultados reais em Marketing Digital como o aumento de arrecadação e uma boa imagem para seu público. Vem com a gente e confere as dicas que seguem!

Redes Sociais

Hoje em dia a presença em redes sociais se tornou obrigatória para qualquer tipo de empresa, instituição ou negócio. Para você do terceiro setor não é diferente, pois estar onde está o seu público é muito importante visto que as redes sociais como o Facebook são hoje os grandes canais de comunicação do mundo atual. A maior parte dos usuários de internet no Brasil possuem conta na plataforma, por exemplo, sendo assim sua marca deve estar lá, seja para postar as notícias sobre a sua entidade e também para trazer público para o seu site, conseguindo assim aumentar sua receita de arrecadação.

Dentro do Facebook você deve ficar atento a alguns detalhes para gerir de maneira correta o seu posicionamento de imagem. Uma imagem de perfil adequada, uma foto de capa que seja identificada com a instituição, um preenchimento completo das informações como o histórico e outros dados como endereço de site e maneiras do seu público entrar em contato com você são indispensáveis para uma boa relação com a sua audiência, bem como manter sempre novas notícias ou postagens interessantes e pertinentes ao setor de sua entidade. Vale aqui também compartilhar links que sejam de terceiros mas que possam gerar interação com as pessoas que seguem a sua página, pois assim você terá cada vez mais a atenção do público que você quer alcançar e aos que já te acompanham na rede social. Sabemos que nem todos possuem recursos para pagar pela mídia dentro das redes sociais, vamos abordar esses detalhes em um post futuro, mas mesmo assim se recomenda a presença e a assiduidade de publicações. É bom lembrar sempre que imagem é tudo no mundo digital, então, se esforce para estar sempre em dia seja no Facebook como em outras redes sociais.

Site próprio

A importância do seu espaço online não precisa nem ser ressaltada nos dias de hoje, o que vale mesmo é lembrar um pouco como estar organizado digitalmente, para além de trazer visibilidade ao trabalho da entidade também possuir um site funcional para quem chega até ele. Como vimos acima, as redes sociais vão acabar por trazer muita gente em busca de mais informações sobre a sua entidade e é aqui no seu site ou blog que o público irá encontrar com mais detalhes o que você faz e quais são os seus resultados e assim, se for o pretendido, passar a colaborar com a sua entidade gerando mais receita em arrecadação.

Alguns pontos são cruciais para seu site/blog ter a eficácia necessária, vamos a eles. Primeiro você deve ter um espaço tratando sobre a instituição, história e trabalhos ou projetos desenvolvidos, sendo assim uma sessão de notícias recentes também é fundamental para apresentar o que acontece em tempo real na entidade. É importante também divulgar eventos e possuir um canal de contato dentro do site/blog. E por fim, além de estar bem estruturado e simples, o site deve ser esteticamente agradável a quem o acessa. Um último detalhe que pode fazer toda a diferença para a instituição é você ter um espaço para doadores/colaboradores que já ajudem ou que pretendam ajudar a entidade. Isso pode ser feito de maneira simples integrando um sistema de cadastro e geração de boletos em uma aba do site. Hoje em dia existem várias maneiras de se implementar esse serviço, um deles você confere aqui nesse link. Uma maneira fácil e simples de aumentar a sua arrecadação e começar ou manter uma boa relação com seu público.

Mailing e Relacionamento

Após você entender que o posicionamento da sua entidade nas redes sociais é importante e que a construção da imagem em um site que seja direto e fácil de usar podem trazer o seu público mais perto e atuante, agora é preciso saber como você vai se relacionar com esse público e como vai manter ele ativo junto a sua instituição.

Após você ter um cadastro do seu público, seja ele advindo de assinatura de newsletter, eventos onde você prospectou e-mails, doações online no seu site ou até mesmo de listas de e-mails que você já possui é hora de você se relacionar. Para isso é importante a utilização das chamadas réguas de relacionamento de e-mail, o famoso mailing, para se fazerem então campanhas de e-mail marketing. Nesse relacionamento você estará levando notícias ao seu público, e-mails de agradecimento e também, não menos importante, e-mails de cobrança seja da colaboração mensal ou de alguma ação esporádica da entidade.

O importante é possuir uma ferramenta que faça a gestão desse relacionamento, pois você precisa ter diferentes programações de disparos de e-mails para diferentes ocasiões. Aqui, além do que já foi falado, é importante você se relacionar também em datas festivas como as festas de fim de ano e datas específicas que são importantes para sua entidade. O relacionamento automatizado também permite que você arrecade mais, enviando boletos diretamente para os e-mails de suas listas e assim lembrando a quem colabora com você que ali está uma oportunidade de ajudar ou se a pessoa já é colaboradora assídua, esses e-mails simplesmente irão facilitar ela de colaborar todo mês com a sua entidade.

É de extrema importância essa automação, visto que a entidade poupa tempo e dinheiro, e consequentemente arrecada mais, e o colaborador/doador ganha facilidade e agilidade para contribuir, não precisando ir a bancos ou fazer depósitos, visto que hoje pode ser feito de maneira mais simplificada. Se você quer saber mais pode entrar em contato com a gente que te mostraremos como é simples esse processo para sua entidade arrecadar e crescer cada vez mais.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil.

Um abraço da Equipe HYB.

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