imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

O que é Terceiro Setor?

O terceiro setor é um termo sociológico de designação para as organizações e entidades que não possuem fins lucrativos. Logicamente a sociedade civil possui outros dois setores, o primeiro setor, que compreende as instituições do governo e seus poderes e o segundo setor que trata das empresas privadas.

Assim denominado third sector na terminologia em inglês, acabou o termo sendo utilizado em tradução literal no português justamente por caracterizar exatamente do que trata na sociedade brasileira. As organizações desse setor não visam lucro compreendendo assim ONG’s, Associações, Fundações, Clubes Esportivos, Faculdades, Escolas, Entidades Beneficentes, OSCIPS, Igrejas ou instituições de cunho religioso, entre algumas outras possíveis formas.

Essas entidades têm por base financeira a arrecadação de doações, sejam elas advindas do governo, de empresas e também de pessoas físicas, nos mais variados formatos, desde valores até a doação de materiais que sejam de uso necessário da instituição. No caso de Associações, como clubes esportivos, as contribuições feitas pelos associados visam vantagens para todos os membros, assim como em faculdades onde valores pagos por alunos se revertem no ensino em si e na infraestrutura, gerando assim a filantropia na instituição.

O Terceiro Setor em Números:

Nos últimos tempos o Terceiro Setor vem crescendo em tamanho e estrutura no país. O símbolo maior desse avanço no setor são dados como os que apontam que em torno de 12 milhões de pessoas estão envolvidas de alguma maneira com a área. Outro número significativo é o que traz que em torno de 300 mil instituições privadas sem fins lucrativos estão em atividade no Brasil no momento.

Esses números que já vem em crescimento há algum tempo tem ganhado uma inferência significativa pois em 2007 o IBGE passou a apresentar dados apurados, demonstrando o tamanho da participação do Terceiro Setor na economia. O que se vê através desses dados oficiais é que 1,4% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro vem dessa área, o que constitui um movimento de aproximadamente 32 bilhões de reais no ano do levantamento.

Já em 2002 dados apontavam que 1,5 milhão de pessoas estavam empregadas no Terceiro Setor, sendo assim importante também para a subsistência de parte da população.

O dado que ainda pode crescer no setor é o voluntariado, visto que boa parte dos brasileiros nunca participaram desse tipo de atividade, mais precisamente 72% da população. Mas, nada que o envolvimento com causas, que cresce a cada dia na sociedade brasileira, não possa mudar bem como o advento da comunicação digital onde cada vez mais se é possível comunicar e mobilizar o público para algum fim.

Vale por fim lembrar que as instituições do Terceiro Setor atuam em diversas áreas da sociedade em questões que afetam, por exemplo, saúde, educação, assistencialismo, meio ambiente, cultura entre vários outros. Logo, percebe-se a importância da atuação dessas entidades visto que prestam serviço a pessoas a margem no quesito da questão social além de serem de interesse público e gerarem emprego e renda.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil!

Um abraço da Equipe HYB!