imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

3 pilares de um planejamento estratégico de sucesso

Ter um bom planejamento estratégico é essencial para todos os negócios. Com as entidades do terceiro setor, isso não pode ser diferente. Então, saiba que ter um ótimo planejamento ONG é fundamental.

O planejamento estratégico funciona como um “mapa” para que a ONG alcance os seus objetivos. Dessa forma, ele serve como um guia para nortear todas as decisões a serem tomadas nos projetos.

Portanto, se você quer ter uma ONG realmente organizada e que faça a diferença na atualidade, preocupe-se em entender mais sobre o planejamento estratégico ONG.

Não sabe como fazer isso? Não se preocupe. Vem com a gente e aprenda mais sobre ele. Vamos lá?

1. Defina a missão, a visão e os valores da ONG

O primeiro pilar do planejamento estratégico ONG é a definição da missão, visão e valores.

Isso porque, essa reflexão inicial é importante para que todos os envolvidos no processo (colaboradores, gestores, comunidade, voluntários, doadores e até mesmo beneficiados) entendam qual é o papel da entidade na sociedade.

Além disso, a definição da missão, visão e valores ajudam a determinar qual é o futuro da ONG. Aprenda mais sobre eles e veja como elaborar para a ONG.

Missão

A missão determina qual é a razão e propósito da ONG existir. Dessa forma, ela norteia quais são as atitudes no mercado, pois as ações precisam ser realizadas de acordo com os seus ideais.

Assim, a missão é uma forma de compromisso que a ONG assume com a sociedade.

  • Exemplo de missão para ONG: levar o esporte para crianças com vulnerabilidade social por meio de atividades recreativas que possibilitam diversas práticas esportivas.

Visão

A visão de uma ONG é onde ela deseja chegar. Assim, é um olhar para o futuro, pois estabelece uma perspectiva a longo prazo.

Dessa maneira, fica mais fácil fazer com que a comunidade, colaboradores, voluntários e todos envolvidos entendam quais são os sonhos da entidade.

  • Exemplo de visão para ONG: mudar a situação de crianças com vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento do gosto pela prática esportiva, incentivando e levando o esporte para quem mais precisa.

Valores

De acordo com o Movimento Empreende, os valores “São os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros”.

Dessa maneira, os valores são as motivações da ONG é uma forma para mostrar à comunidade como ela é séria.

  • Exemplo de valores para ONG: ética, transparência, integridade, respeito à vida, confiança, respeito, humildade, solidariedade, honestidade.

2. Analise o ambiente interno e externo

Outro pilar do planejamento estratégico ONG é a análise do ambiente interno e externo. Afinal, é necessário olhar tanto para dentro quanto para fora, não é mesmo?

Para isso, a matriz SWOT é uma ótima ferramenta que pode ajudar. SWOT significa:

  • Strengths: forças;
  • Weaknesses: fraquezas;
  • Opportunities: oportunidades;
  • Threats: ameaças.

Por isso, no Brasil, a matriz SWOT também é conhecida como FOFA. Entenda mais sobre como fazer essa análise.

Matriz SWOT

A matriz SWOT serve para você analisar tanto o ambiente interno quanto o externo da ONG.

Ambiente interno

No ambiente interno, analisamos as forças e as fraquezas:

  • Forças: analisamos as questões sobre qual é a disponibilidade de recursos que a ONG precisa para existir; os motivos pelos quais os doadores devem investir; quais são os diferenciais do negócio.
  • Fraquezas: analisamos quais são as questões internas que podem prejudicar a ONG, como: alto custo de manutenção, transporte, colaboradores, dentre outros.

Ambiente externo

No ambiente externo, analisamos as oportunidades e as ameaças.

  • Oportunidades: analisamos quais são as mudanças que estão acontecendo no mercado que podem ser positivas para a ONG.
  • Ameaças: analisamos o que está acontecendo no mercado que pode se tornar uma ameaça para a ONG.

Veja um exemplo de matriz SWOT aplicado para ONG para você se inspirar:

Strengths: forças

  • Boa localização;

  • Bom tempo de mercado;

  • Boa reputação dos gestores.

Weaknesses: fraquezas

  • Custos elevados de transporte;

  • Falta de doações;

  • Falta de voluntários.

Opportunities: oportunidades

  • ONG pioneira do segmento na região;

  • Alta procura pelas soluções apresentadas pela ONG.

Threats: ameaças

  • Aumento do valor dos impostos;

  • Burocracia para entrega dos projetos.

3. Diagnóstico e plano de ação: processos finais de um bom planejamento estratégico ONG

Após determinar a missão, a visão e os valores e analisar com calma o ambiente interno e externo — por meio da matriz SWOT, chega o momento de montar um diagnóstico da ONG.

Aqui, você cria um ótimo plano de ação com campanhas e atividades que precisam ser realizadas. Sugerimos um planejamento anual e análise mensal ou trimestral.

Afinal, pode ser que o que você mapeou em janeiro precise ser modificado em maio, por exemplo. Então, manter esse acompanhamento é importante para conferir o que está andando de forma eficaz e o que precisa ser aperfeiçoado.

Assim, é importante determinar a ação, o objetivo, a data e o responsável. Veja um exemplo:

  • Objetivo: conquistar mais 20 doadores recorrentes para aumentar as arrecadações;
  • Ação: criar campanhas de para solicitar doações nas redes sociais;
  • Responsável: setor de marketing;
  • Prazo: 15 de março.

Considerando o exemplo acima: vamos imaginar que você tenha elaborado 3 campanhas em redes sociais para arrecadar doações; porém, no dia 15 de fevereiro (um mês antes do término da primeira análise) você conquistou apenas 5 novos doadores.

Então, é preciso rever as campanhas: entender o que deu certo e o que precisa ser aperfeiçoado para atingir o objetivo. Nesse caso, você pode criar uma nova campanha de mídia paga, com uma abordagem diferente para tentar alcançar mais pessoas.

Dessa forma, para cada ação que você criar no planejamento estratégico, saiba que será necessário ter um acompanhamento para ver o que deu certo e o que pode ser melhorado.

Ter um planejamento estratégico para ONG é fundamental para que você conquiste todos os objetivos dos projetos. Por isso, é importante começar agora mesmo. Não deixe para depois! Crie hoje mesmo o planejamento estratégico da sua ONG, seguindo as dicas que apresentamos neste conteúdo.

Você gostou de aprender mais sobre o assunto? Complemente o seu estudo com o nosso conteúdo sobre: Gestão Estratégica: o que não deve faltar no planejamento ONG em 2022. Boa leitura!