imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Como garantir a segurança de dados em software para o terceiro setor?

segurança de dados
segurança de dados

A segurança de dados em software para o terceiro setor é essencial na proteção das informações sensíveis e confidenciais de organizações que atuam em causas sociais e humanitárias.

Afinal, à medida que essas entidades lidam com dados de doadores, beneficiários e parceiros, a integridade, confidencialidade e disponibilidade dessas informações são fundamentais para manter a confiança do público e garantir o sucesso de suas iniciativas.

Nesta Era Digital, onde as ameaças cibernéticas são cada vez mais sofisticadas, investir em medidas robustas de segurança de dados é fundamental para o terceiro setor. Isso porque, é uma forma para proteger as informações, os valores e a missão das organizações envolvidas.

Vamos aprender mais sobre a segurança de dados em software para o terceiro setor? Continue conosco!

Conheça os principais riscos de segurança de dados em software para o terceiro setor

Existem diversos riscos que podem comprometer a segurança de dados em software para o terceiro setor. Conheça os principais.

Erros e vulnerabilidade podem ameaçar a segurança de dados.

  • ataques cibernéticos: incluem malware, phishing, ransomware e ataques de negação de serviço (DDoS), que visam explorar vulnerabilidades em sistemas e roubar, corromper ou bloquear dados;
  • vulnerabilidades de software: programas desatualizados ou mal configurados podem conter brechas que os hackers exploram para ganhar acesso não autorizado aos dados;
  • falhas de criptografia: a criptografia inadequada ou quebrada pode expor informações sensíveis, tornando-as acessíveis a invasores;
  • falta de controle de acesso: falhas na gestão de permissões de acesso podem permitir que pessoas não autorizadas obtenham acesso aos dados confidenciais;
  • erro humano: funcionários desatentos ou mal treinados podem, mesmo sem querer, expor dados ou cair em golpes de phishing;
  • vazamento de dados: incidentes de vazamento de dados (intencionais ou não) podem resultar na divulgação não autorizada de informações confidenciais;
  • falta de monitoramento e detecção: a ausência de sistemas de monitoramento e detecção adequados pode permitir que violações passem despercebidas;
  • cumprimento regulatório: não cumprir regulamentos de privacidade e segurança de dados pode resultar em penalidades legais e multas.

7 dicas para garantir a segurança de dados em software para o terceiro setor

Apesar de existirem diversas ameaças que comprometem a segurança de dados em software para ONGs e terceiro setor, existem algumas medidas preventivas. Conheça agora algumas dicas.

Medidas preventivas podem ser decisivas.

1. Utilize um bom software antivírus nos computadores e dispositivos que acessam o sistema

Uma das principais dicas para garantir a segurança de dados em sistemas é a utilização de um software antivírus confiável em todos os computadores e dispositivos que acessam o sistema.

O antivírus desempenha um papel essencial na detecção e remoção de ameaças cibernéticas, como vírus, malware e ransomware, que podem comprometer a integridade dos dados. Além disso, ele ajuda a prevenir infecções, protegendo contra downloads maliciosos e visitas a sites perigosos.

2. Estabeleça políticas claras de segurança de dados

As políticas de segurança definem diretrizes e procedimentos que os colaboradores devem seguir, promovendo uma cultura de segurança. Para isso, lembre-se de incluir aspectos como:

  • uso de senhas fortes;
  • autenticação de dois fatores;
  • restrição de acesso baseada em funções;
  • diretrizes para o compartilhamento seguro de informações.

Além disso, devem abordar o armazenamento seguro, o backup regular dos dados e o descarte apropriado de informações sensíveis.

3. Realize o treinamento e a conscientização dos colaboradores e pessoas com acesso ao sistema

Os funcionários devem estar cientes das ameaças cibernéticas e conhecer as políticas de segurança da organização. Portanto, os programas de treinamento devem incluir:

  • educação sobre práticas seguras;
  • reconhecimento de phishing;
  • uso adequado de senhas;
  • entre outros.

A conscientização também impulsiona uma cultura de segurança, incentivando a denúncia de incidentes e a adoção de comportamentos responsáveis. Assim, ao capacitar as pessoas que lidam com dados, uma organização pode fortalecer sua postura de segurança e reduzir o risco de violações de dados.

4. Use o controle de acesso

Por meio do controle de acesso, é possível controlar e regular quem tem autorização para acessar informações e recursos específicos. Para isso, é preciso definir as permissões com base nas funções e necessidades individuais, limitando o alcance das informações disponíveis.

Assim, a implementação de controle de acesso reforça as defesas contra ameaças internas e externas, contribuindo para a proteção eficaz dos dados da organização.

5. Aposte em um software com criptografia de dados

Investir em um software com criptografia de dados é uma medida essencial para proteger informações sensíveis. Afinal, a criptografia garante que os dados sejam transformados em formato ilegível para qualquer pessoa que não possua a chave de decodificação adequada.

Isso significa que, mesmo que ocorra uma violação de segurança, os dados permanecerão inacessíveis e seguros. Então, ao adotar um software que emprega criptografia robusta, uma organização aumenta significativamente a proteção de suas informações.

Dessa forma, é uma maneira inteligente para mitigar riscos relacionados à exposição de dados confidenciais e garantir a confidencialidade dos dados armazenados e transmitidos.

6. Invista em um software com certificação ISO

Investir em um software com certificação ISO é uma estratégia valiosa para garantir a qualidade e segurança dos sistemas. A certificação ISO, como a ISO 27001 para segurança da informação, indica que o software adere a padrões internacionais rigorosos de gestão de segurança e proteção de dados.

Isso demonstra o comprometimento do desenvolvedor em seguir as melhores práticas, mitigar riscos e garantir a integridade das informações. Portanto, a escolha de um software com essa certificação fortalece a segurança dos dados e inspira confiança em clientes e parceiros. Afinal, eles sabem que seus dados estão sendo tratados com o mais alto nível de cuidado e conformidade.

7. Realize backups regularmente

Fazer cópias de segurança protege contra perda de dados devido a falhas técnicas, ataques cibernéticos ou erros humanos. No entanto, é essencial que os backups sejam armazenados em locais seguros e testados regularmente para garantir sua integridade.

Assim, em caso de incidente, a restauração de dados minimiza a interrupção das operações e preservar a continuidade do negócio.

Você gostou de aprender algumas dicas sobre como garantir a segurança de dados em software para o terceiro setor?

Se sim, aproveite e leia também: ERP para ONG: o que é, benefícios e como escolher?