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Como manter um bom relacionamento com os doadores?

Relacionamentos com doadores

As doações ONG são de extrema importância em qualquer entidade. Por isso, quando você aposta em algumas técnicas de fidelização e retenção, faz com que os seus doadores olhem para o seu projeto com mais carinho, atenção e, mais do que isso, faz com que eles queiram continuar doando por muito mais tempo. 

Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue conosco! 

Qual é a importância de manter bons relacionamentos com os doadores? 

Antes de apresentarmos algumas dicas, precisamos conversar sobre a importância dos bons relacionamentos. Os doadores e os voluntários são essenciais para ajudar a:  

  • Tornar a sua entidade mais conhecida; 
  • Reconhecer a sua ONG como uma organização séria e confiável; 
  • Conseguir manter a rotina financeira em dia; 
  • Permitir arrecadar mais
  • Alcançar e envolver mais pessoas com as causas da sua entidade; 
  • Consolidar a sua marca no mercado;

Portanto, podemos afirmar que o sucesso e o bom desenvolvimento da sua ONG estão diretamente relacionados com a quantidade e qualidade dos doadores. Afinal, o objetivo é sempre manter o maior número possível de pessoas envolvidas e, é claro, doando de forma recorrente. 

Investir em bons programas de retenção e fidelização é importante para desenvolver a confiança no doador, fazendo com que ele queira doar sempre e cada vez mais. Então, pense nisso na hora de elaborar o seu Modelo Entidade Relacionamento (MER), está bem? 

Vamos conhecer algumas dicas para manter bons relacionamentos com os seus doadores? Continue a leitura! 

1. Presenteie os seus doadores em datas especiais 

Se houver verba disponível, que tal presentear os seus doadores em datas especiais? Por exemplo, você pode enviar um brinde ou presente, até mesmo um cartão, no dia do seu aniversário, com uma mensagem emotiva evidenciando a sua importância para a entidade. 

Outra ideia interessante é fazer uma homenagem por tempo de doação. Quando o doador completar um determinado período de parceria com a sua ONG, por exemplo, ele receberá uma medalha ou placa com uma espécie de menção honrosa. 

Além disso, caso você não tenha recursos financeiros para investir em presentes, vale a pena elaborar algo de forma manual. 

Por exemplo, se você trabalha com uma entidade que estimula crianças carentes no esporte, que tal fazer uma ação para elas fazerem desenhos de agradecimento? Na sequência, você pode até transformar esses desenhos em cartões de aniversário.

 

2. Use sempre uma linguagem amigável 

O contato com os seus doadores precisa ser sempre informal, amigável e próximo. Afinal, eles precisam se sentir especiais e ter o sentimento de que são extremamente valorizados. 

A comunicação precisa ser sempre personalizada para que os doadores se sintam únicos. É importante que o doador perceba que ele tem o poder de ajudar a solucionar os problemas da sua ONG, contribuindo de forma significativa para uma sociedade e mundo melhor. 

Além disso, de acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan, “95% das tomadas de decisões são feitas de forma inconsciente ou emocional e apenas 5% delas são decisões racionais”. 

Portanto, lembre-se de que é sempre importante criar uma ótima conexão emocional com o seu doador. 

3. Mostre gratidão ao seu doador 

Sempre que o dinheiro cai na conta da sua ONG, é essencial agradecer ao seu doador. Por isso, envie uma mensagem, pode ser e-mail, WhatsApp, SMS, com textos e imagens personalizadas para demonstrar a sua gratidão. 

Afinal, precisamos sempre ter em mente que o doador não é obrigado a ajudar a sua entidade. Se ele contribui de alguma maneira, é porque realmente quer fazer parte de um projeto que promova o bem-comum. 

Portanto, agradeça, agradeça e agradeça mais uma vez! 

4. Mantenha o doador informado sobre o que está acontecendo na entidade 

O doador precisa entender para que o seu dinheiro está sendo utilizado. Por isso, mantenha-o sempre informado sobre o que está acontecendo na sua entidade. 

A notícia boa é que com o advento da internet, as possibilidades são inúmeras. Afinal, com apenas um celular você consegue gravar fotos e fazer vídeos. 

Assim, você cria uma base de conteúdo interessante para apresentar ao doador e à comunidade — e isso ainda ajuda na hora de elaborar os relatórios de prestação de contas. 

Você também pode pedir depoimentos de outros doadores para divulgar, trazer histórias reais das pessoas que estão sendo ajudadas e impactadas com as ações da entidade e mostrar os impactos sociais que as atividades estão alcançando. 

As histórias precisam encantar, engajar e passar a ideia de que o doador está contribuindo com a causa. Assim, fica mais fácil ele sentir que faz parte de uma grande mudança. 

Mas lembre-se de que é essencial investir em uma comunicação transparente para aproximar as pessoas, utilizando sempre o lado emocional, como visto anteriormente. 

Além disso, a comunicação precisa ser constante, pois isso ajuda a manter o doador mais engajado com a causa. 

>> Você também pode gostar de ler: 3 estratégias de Marketing Digital para o Terceiro Setor. 

5. Promova o reconhecimento em eventos para os doadores mais fiéis 

Sempre que a entidade participar de algum evento ou até mesmo fazer alguma live nas redes sociais, lembre-se de inserir o agradecimento aos doadores no protocolo. 

Afinal, esse reconhecimento é fundamental para ele se sentir especial e para as pessoas se inspirarem, querendo contribuir de alguma maneira com a sua ONG. 

Além disso, o reconhecimento é importante porque ele influencia diretamente na motivação. Então, ao sentir que o doador é especial para a sua entidade e que você gosta de mostrar isso para as pessoas, ele sente que está sendo recompensado publicamente de uma forma querida. 

Gostou de aprender mais sobre como manter bons relacionamentos com doadores? Se sim, leia também o nosso conteúdo sobre arrecadação em tempos de crise. Boa leitura!