imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Como construir uma estratégia de captação recursos ONG?

Equipe discutindo captação recursos ONG
Equipe discutindo captação recursos ONG

Você sabia que criar boas estratégias para captação recursos ONG deve ser prioridade no planejamento da sua entidade? Afinal, essa etapa é fundamental para ter um bom apoio financeiro e “braçal” para contribuir com o sucesso dos projetos.

Além disso, estratégias de captação recursos ONG ajudam a divulgar os projetos para a comunidade, reforçando a importância que ela tem para a sociedade. Então, vale a pena tirar um tempo para aprender mais sobre o assunto.

Que tal conferir algumas dicas para construir uma boa estratégia de captação de recursos para a sua entidade? Continue conosco e saiba mais!

Defina e segmente o público na hora de fazer o planejamento ONG

Para construir uma estratégia para captar recursos, o primeiro passo é identificar e segmentar o seu público (tanto interno, quanto externo e misto). Veja alguns exemplos:

  • Doadores atuais: aqueles que já confiam no trabalho e na importância da ONG; no entanto, você não pode deixá-los de lado porque é preciso retê-los para que continuem com as doações recorrentes;
  • futuros doadores: aqueles que têm grande potencial para se tornar doadores e você precisa atraí-los e convencê-los a investir os seus recursos na sua entidade;
  • Ex-doadores: aqueles que doaram por um período e agora, por algum motivo, não estão mais contribuindo com a ONG;
  • Interno: os colaboradores que trabalham na sua entidade, seja por carteira assinada, prestadores de serviços e/ou pessoas jurídicas;
  • Fornecedores: todos os parceiros que você realiza compras mensais (ou não), que podem contribuir de alguma forma — seja com doações, descontos ou condições de pagamento que sejam favoráveis para a ONG;
  • Voluntários: aqueles que, normalmente, não contribuem com recursos financeiros, mas ajudam a ONG de alguma maneira, prestando algum serviço;
  • Patrocinadores: aquelas empresas que ajudam a ONG e querem “aparecer”, que, normalmente, usam as doações como uma forma de fazer marketing.

Escolha quais são os melhores canais de comunicação para se relacionar com o público

Após segmentar o público e entender as especificidades de cada um, é importante escolher quais são os melhores canais de comunicação para se conectar com eles e conseguir mais doações.

No entanto, é essencial ressaltar que cada um deles precisa ser tratado na sua individualidade. 

Ou seja, se você quer conquistar o coração dos doadores e alcançar os objetivos da sua ONG com mais facilidade, aposte em uma comunicação próxima, humanizada e personalizada.

Dessa forma, não vai adiantar criar um e-mail padrão e enviar para todos estes públicos ao mesmo tempo, certo? 

Afinal, a ideia da segmentação é justamente esta: entender as diferenças entre os públicos e elaborar boas estratégias para captar mais recursos em cada uma delas.

Existem diversos canais de comunicação que você pode (e deve) apostar, como: redes sociais, eventos, SMS, e-mail, assessoria de imprensa e muito mais.

>> Você também pode gostar de conferir: 3 estratégias de Marketing Digital para o Terceiro Setor.

Elabore a mensagem de forma estratégica para cada público

Na hora de elaborar o planejamento ONG, vale lembrar que a mensagem para captar mais recursos para a sua ONG precisa ser pensada com calma e com muita estratégia. 

Você precisa entender o público e pensar: como posso convencê-lo a investir na minha entidade?

Por exemplo, para divulgar e captar mais recursos de patrocinadores, mostrar que a marca deles será mostrada para X pessoas é uma ideia interessante. 

O importante é mostrar valor na proposta e convencê-los de que a sua entidade é séria, de confiança e que eles só terão benefícios ao se tornar um parceiro.

Já para os fornecedores, a mensagem pode ser voltada com um ar de agradecimento por ele ajudar a sua entidade. Mostre que o seu trabalho é essencial para o crescimento do projeto. 

Mais do que isso, faça com que ele desperte o sentimento de: como eu posso ajudar e contribuir mais com esse projeto?

O público interno já conhece e se solidariza com a importância dos projetos. Porém, é preciso mantê-los engajados para que eles possam ajudar na captação de recursos por meio da sua rede de contatos, indicações etc.

Para os ex-doadores, pense em estratégias como “sentimos a sua falta”, para ele entender que a sua doação era importante e está, de fato, fazendo falta para o projeto. 

Divulgue os projetos atuais e quais são os recursos que estão faltando, para tentar fazer com que ele se envolva novamente. 

Também vale a pena enviar uma pesquisa de satisfação para entender os motivos pelos quais ele parou de doar.

Elabore um plano de execução contendo diversas estratégias de captação recursos ONG

Crie um plano de execução contendo datas e o que precisa ser feito. Organize as mensagens que serão enviadas por meio de um calendário. Além disso, implemente diversas estratégias para a captação de recursos ONG.

Além da comunicação e do envio de mensagens por diversos meios (que falamos até aqui), elabore muitas estratégias de captação de recursos.

Essas ações precisam ser feitas mensalmente — aliás, quanto mais ações estratégias a ONG tiver, melhor. Por exemplo: 

  • Participar de eventos; 
  • Investir em links patrocinados; 
  • Apostar na automação de marketing;

>> Leia também: Canais de captação de recursos: Diversifique para arrecadar mais.

Mensure os resultados para monitorar as estratégias de captação recursos ONG

Vale lembrar que não existe uma “receita de bolo” na hora de captar recursos ONG. Afinal, uma estratégia que funciona para uma ONG, pode não funcionar para outra. 

Por isso, é muito importante aprender a fazer testes e, mais do que isso, mensurar os resultados.

Cada estratégia de captação recursos ONG que você investir, determine um prazo e mensure os resultados. 

Mantenha tudo isso registrado porque esse relatório de análise poderá ser muito útil. Com ele, você compreende quais foram as estratégias que deram certo e as que poderiam ter ido melhor no ano.

Assim, você pode implementar melhorias constantes para conseguir, cada vez mais, conquistar mais doadores e voluntários para a sua ONG.

Gostou de aprender mais sobre como construir uma estratégia de captação recursos ONG? 

Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e marque os seus amigos que também possam se interessar pelo assunto.