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O que é planejamento estratégico e como implementá-lo na entidade?

Computador escrito business plan
Plano de negócios para ONGs

Ano novo, novas metas. Sabemos que o primeiro grande compromisso dos empreendedores ao iniciar 2022 é o planejamento estratégico de suas empresas ou entidades.

Esse processo consiste em listar objetivos e, a partir deles, criar ações para que as metas sejam alcançadas da melhor forma possível. Então, é uma ótima oportunidade para projetar o futuro dos negócios.

O planejamento estratégico pode ser voltado para diversos objetivos. Porém, quando falamos do terceiro setor, a meta mais comum é a captação de recursos.

Afinal, com o avanço da pandemia causada pelo Covid-19 e a retração da economia, buscar incentivos financeiros se tornou algo cada vez mais desafiador.

Quer aprender mais sobre o assunto?

Então, venha conosco e aprenda melhor o que é o planejamento estratégico e como implementá-lo na sua entidade.

Continue com a gente e boa leitura!

Quais são os objetivos do planejamento estratégico para o terceiro setor?

O planejamento estratégico é essencial para nortear as ações e as campanhas da entidade.

Ele serve como orientação na busca pelos melhores resultados, sempre considerando:

  • O que já foi realizado no passado;
  • O que é feito no presente; 
  • O que pode ser modificado no futuro.

Portanto, a sua entidade precisa ter objetivos bem definidos. Assim, será fácil mapear as melhores formas para atingi-los — seja por meio de ações, campanhas ou outras atividades.

Como implementar o planejamento estratégico no terceiro setor?

Implementar o planejamento estratégico em uma entidade sem fins lucrativos pode parecer fácil.

Entretanto, é uma atividade que requer objetivos claros, organização e determinação de todos os envolvidos.

Neste tópico, separamos algumas dicas de como implementar o planejamento estratégico no terceiro setor:

Envolva todos os colaboradores do projeto na hora de elaborar o planejamento estratégico

Quando falamos sobre planejamento estratégico, muitas pessoas têm o entendimento de que este assunto deve ser tratado por uma comissão específica, ou seja, por apenas alguns colaboradores da entidade, como os gestores.

Contudo, essa é uma falsa impressão que precisa ser mudada o mais rápido possível.

Para que uma entidade tenha sucesso em seu planejamento estratégico e consiga atingir os objetivos propostos, é preciso envolvimento de todos os colaboradores, sem exceção.

Afinal, cada colaborador contribui de forma específica para o projeto, certo? Então, ouvir o que cada um tem a dizer é essencial para criar um planejamento estratégico que faça realmente sentido para a sua entidade.

Elabore um cronograma com todas as ações que precisam ser realizadas

Lembra do bom e velho cronograma? Ele é, ainda, a melhor forma de organização de um planejamento estratégico.

Por meio dele, é possível saber o que já foi feito e investido e o que ainda precisa ser realizado.

Vamos a um exemplo prático: a ONG precisa conseguir um determinado valor em arrecadação até o mês para reforma da sede. O primeiro passo é saber os valores que precisam ser arrecadados e iniciar as ações para atingir o objetivo.

Então, crie um cronograma completo com cada ação que precisa ser realizada no ano e compartilhe esse documento com a equipe.

Mais do que isso, é essencial que haja reuniões periódicas para discutir as tarefas em andamento, controlando o que foi feito e o que precisa ser realizado para atingir cada objetivo de curto, médio e longo prazos.

Estude o ambiente externo

Para obter sucesso no planejamento estratégico, é preciso conhecer o ambiente externo onde a entidade está localizada.

Portanto, conheça a sociedade e também as outras instituições que realizam atividades similares.

Nesta etapa, reúna a equipe para alguns questionamentos importantes:

  • Quais são as ameaças que podem fazer com que nosso planejamento estratégico não atinja os objetivos?
  • Quais as oportunidades de inovação neste local onde estamos inseridos?
  • O que podemos fazer para crescer?
  • Como podemos captar mais recursos para a entidade?
  • Quais são os eventos que acontecerão no ano que a entidade pode participar ou colaborar de alguma maneira?
  • Quais ações ainda não foram feitas e podem ser inovadoras?

Dessa forma, é o momento ideal para estimular as interações na sua entidade. Afinal, é hora do pensamento correr solto e de todos os colaboradores opinarem.

Invista nos avanços tecnológicos

A tecnologia veio para ficar e ela pode ser muito benéfica quando o assunto é o planejamento estratégico de uma entidade.

Utilize um software específico para o terceiro setor para o gerenciamento e manutenção da rotina da instituição.

Os softwares servem para auxiliar no controle financeiro e contábil das entidades, no desenvolvimento de projetos, no controle do relacionamento com os doadores, no armazenamento de dados e em diversos outros procedimentos cotidianos.

Portanto, se você quer ter um ano mais tranquilo, sem surpresas e sem erros (principalmente quando o assunto é legislação ou prestação de contas), conte com a ajuda de um bom software.

>> Você também pode gostar de ler: Software terceiro setor: 10 dicas para escolher o melhor.

Monitore o planejamento estratégico por meio de indicadores de desempenho

O sucesso de um planejamento estratégico depende de boas métricas de avaliação e de indicadores de desempenho.

Afinal, não adianta realizar inúmeras ações em busca de um objetivo sem conferir periodicamente se elas estão dando resultados.

Por exemplo, digamos que a meta estipulada para a organização deva ser atingida no final do mês de julho. Assim, é imprescindível que as avaliações comecem ainda no primeiro mês de início das ações.

Se a data final é julho, os gestores não podem deixar a avaliação apenas para o final, pois isso pode impactar negativamente nos resultados.

Então, crie uma rotina para monitorar os resultados das ações que estão sendo realizadas.

Sendo assim, crie o hábito de realizar reuniões semanais ou mensais com a equipe para acompanhar o que está sendo feito e monitorar os resultados.

Com a análise de resultados você entende quais são as ações e campanhas que estão dando certo e o que ainda precisa ser aperfeiçoado.

Então, é o momento ideal para reformular e readequar o planejamento estratégico para atingir os resultados com mais facilidade.

Gostou de entender o que é planejamento estratégico e como implementá-lo na entidade que você gerencia?

Então continue conosco e conheça o que não deve faltar no planejamento da ONG neste ano de 2022. Até a próxima!