imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

O que são empresas do terceiro setor?

Você sabe o que são empresas do terceiro setor?

As empresas do terceiro setor desempenham um papel fundamental na sociedade contemporânea.

Com um propósito além do lucro, essas organizações direcionam seus esforços para causas sociais, ambientais e culturais. 

Além disso, abrangem áreas como saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento comunitário.

Portanto, seu impacto social vai além das fronteiras do setor privado e público. Assim, representa um importante elo na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Quer saber o que são empresas do terceiro setor e como elas contribuem para o bem-estar coletivo? Continue conosco!

O que são empresas do terceiro setor?

Empresas do terceiro setor são organizações que se diferenciam tanto das empresas privadas quanto das entidades governamentais.

Dessa forma, elas não têm o objetivo principal de gerar lucro, mas, sim, promover o bem-estar social, ambiental ou cultural.

Além disso, seu trabalho é pautado pelo impacto positivo que podem gerar na comunidade e no desenvolvimento da sociedade.

Para isso, atuam em áreas como assistência social, educação, saúde, meio ambiente, cultura, entre outras.

Quais são as organizações do terceiro setor na sociedade?

O terceiro setor é composto por diversas organizações que desempenham um papel crucial na sociedade. Quer conhecer algumas delas? Continue lendo!

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)

A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) é uma das formas de organização do terceiro setor.

Reconhecida pelo governo, ela se destaca por desenvolver atividades de cunho social, cultural, educacional, de saúde, entre outros.

Assim, possui vantagens como a possibilidade de firmar parcerias com o poder público e a captação de recursos por meio de convênios e doações.

Entidade beneficente

Uma entidade beneficente é uma organização do terceiro setor que procura promover ações e projetos de caridade e assistência social.

Para isso, buscam auxiliar grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade, oferecendo suporte material, emocional e educacional.

Além disso, as entidades beneficentes podem atuar em diversas áreas, como saúde, educação, alimentação, abrigo e inclusão social.

Institutos

Os institutos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de pesquisas e programas nas áreas de educação, cultura e meio ambiente.

Essas organizações são essenciais para o avanço científico e tecnológico, além de promoverem projetos nas áreas de saúde e tecnologia.

Dessa maneira, promovem o avanço do conhecimento e contribuem para o progresso social, oferecendo soluções em prol do bem-estar coletivo.

Fundações

As fundações promovem ações e projetos em áreas como educação, saúde, assistência social, cultura, meio ambiente e pesquisa científica.

Elas captam e gerenciam recursos para financiar programas que beneficiam a sociedade e promovem o desenvolvimento comunitário.

Seu trabalho é direcionado à captação de recursos para financiar programas e iniciativas de impacto social.

O que são empresas do terceiro setor? Associações

Associações são formadas por indivíduos ou grupos que se unem em torno de um objetivo comum.

Da mesma maneira, elas podem abranger diversas áreas, como esportes, cultura, meio ambiente, direitos humanos, saúde, entre outras.

Para isso, elas promovem ações, eventos e projetos que beneficiem seus membros e a comunidade em geral.

Organizações religiosas

As organizações religiosas são entidades do terceiro setor que se baseiam na fé e nos princípios religiosos.

Assim, procuram promover atividades religiosas, espirituais e comunitárias, além de oferecer assistência social, apoio emocional e promover ações de caridade.

Dessa forma, elas desempenham um papel significativo na promoção da espiritualidade e no auxílio aos necessitados dentro de suas comunidades.

Organização Não Governamental (ONG)

As Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades do terceiro setor que atuam de forma independente do governo.

Assim, visam promover causas sociais, ambientais, educacionais, de saúde, direitos humanos, entre outras.

Portanto, desempenham um papel fundamental na conscientização, mobilização e implementação de projetos e ações que visam o bem-estar coletivo e a transformação positiva da sociedade.

Exemplos de empresas do terceiro setor no Brasil

Agora que você aprendeu o que são empresas do terceiro setor, vamos conhecer alguns exemplos? Continue conosco!

WimBelemDon

O WimBelemDon é um projeto sediado em Porto Alegre (RS) que promove transformação social em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Wimbelemdon

Através de práticas esportivas, culturais, pedagógicas e socioemocionais, o projeto busca o desenvolvimento integral dos educandos e a construção de uma sociedade mais justa.

O WimBelemDon ainda oferece um espaço de proteção que disponibiliza duas refeições (almoço e lanche) diariamente para as crianças.

O projeto realiza as atividades através de um olhar humanizado, que sempre busca desenvolver as potencialidades de cada aluno.

Instituto Bruno

O Instituto Bruno é uma entidade civil que atende a região de Juiz de Fora (MG), prestando atendimento clínico e assistencial gratuito a pessoas com deficiências.

Instituto Bruno

O Instituto existe desde 2000 e é o primeiro centro de reabilitação integrada do estado a prestar serviços do tipo gratuitamente.

O projeto visa não só o tratamento, mas a reabilitação dos assistidos, visto o desafio social de reintegrá-los.

Por meio de suas iniciativas, a entidade desenvolve ações que visam a inclusão social de pessoas portadoras de deficiências.

Associação de Apoio aos pacientes e familiares com Trombocitopenia Imune (PTI Brasil)

  

A PIT Brasil é uma associação voltada à pacientes com Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PIT), que causa baixas produção de plaquetas e afeta a coagulação sanguínea.

A associação está sediada em São Paulo (SP) e seu maior objetivo é levar informação e conscientização sobre o tema.

Além disso, o projeto atua como embaixadores da International ITP Alliance — uma aliança internacional que conta com mais de 27 países membros.

Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM)

A OJNM é um projeto social e cultural sediado em Nova Mutum (MT), que oferece gratuitamente o ensino de diversos instrumentos musicais para crianças a partir de seis anos.

Orquestra Jovem de Nova Mutum

O projeto funciona desde 2009 e visa desenvolver habilidades culturais em crianças e jovens, através de oficinas em contraturno às escolas.

Todos os alunos da OJNM têm direito a material didático, uniforme, instrumento musical e aulas regulares com professores formados.

Por fim, além de promover o exercício da cidadania dos estudantes, a orquestra ainda organiza eventos culturais gratuitos para a comunidade da cidade.

Você gostou de aprender o que são empresas do terceiro setor?

Agora que você já sabe o que são empresas do terceiro setor, continue conosco e confira: 9 problemas de sua entidade que você pode resolver com o HYB. Até o próximo conteúdo!