imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Plano de contas gerencial: como funciona para ONG?

O plano gerencial é um instrumento de organização financeira que permite uma visão global da saúde financeira da entidade. Trata-se de uma ferramenta essencial para a organização e administração financeira da sua ONG. Por meio dela, você categoriza as receitas, despesas e custos, tendo uma estruturação melhor e permitindo um acompanhamento completo do financeiro. 

Afinal, com essa ferramenta, você cria códigos e categorias que permitem identificar e classificar melhor as receitas e despesas da sua ONG. 

Dessa maneira, o plano gerencial é essencial para promover uma boa gestão na sua entidade do terceiro setor. Assim, ele serve para ver o resultado do exercício e do período que você quer visualizar. 

Vamos aprender mais sobre o plano gerencial? Continue conosco! 

Por que ter um plano gerencial organizado? 

Ter um plano gerencial organizado é essencial para ter uma visão sintetizada das receitas, despesas e custos da sua entidade do terceiro setor. Dessa forma, ao ter um plano gerencial você alimenta e organiza melhor a organização do fluxo de caixa. 

Dessa maneira, o plano gerencial promove mais segurança e crescimento para a sua entidade, pois há a certeza de que todo o gerenciamento financeiro está correto e bem estruturado. 

O Orçamento Anual da entidade é normalmente estruturado dentro de um plano gerencial. Nele são definidos as receitas esperadas e as despesas máximas para cada categoria.

Esse planejamento facilita o processo de tomada de decisão, pois fica muito fácil conferir o que está dando lucro e o que está dando prejuízo. 

Dessa forma, promove uma gestão de ONG muito melhor, visto que você pode realizar ações baseadas na análise de dados reais do seu negócio. 

Além disso, ele é importante para sistematizar e ter uma visão da saúde financeira sempre atualizada. 

Como criar e ajustar o plano gerencial para a realidade de sua ONG? 

O melhor para ter um total controle das finanças da sua ONG é o investimento na tecnologia. 

Dessa forma, apostar em um software específico para o terceiro setor, como o HYB, é a alternativa mais interessante para todos que querem ter mais excelência nesse setor. 

Afinal, um sistema que permita a gestão financeira é fundamental para ter mais agilidade nesse processo. Assim, saiba que é possível criar várias categorias e subcategorias conforme as especificações dos seus projetos e necessidades do seu negócio. 

>> Você também pode gostar de ler: Por que ter um bom controle financeiro para ONG? 

Como funciona o plano gerencial no HYB? 

O plano gerencial é financeiro, então, ele vai agrupar todas as receitas. Portanto, é possível criar um plano gerencial para visualizar um macro do financeiro. Assim, você pode visualizar todas as receitas e despesas e ainda agrupar por projetos. 

O HYB tem um plano gerencial padrão e você pode ir modificando. Além disso, você pode exportar esses dados para uma planilha no Excel e importar novamente, jogando informações importantes dentro do sistema. Assim, ele vai atualizando para o modelo que você preferir. 

Então, se você quiser incluir contas, pode fazer direto no Excel ou pelo próprio sistema. Veja abaixo a imagem de um plano gerencial de orçamento anual de uma entidade exemplo. Você pode baixar e entender como ele funciona e aplicar na prática desde já na sua OSC.

O plano gerencial estará vinculado com a classificação financeira. Por exemplo, pode ser que a entidade tenha várias classificações financeiras para a prestação de serviço. Assim, elas podem ser agrupadas tudo dentro de prestação de serviço. 

Isso acontece com todos os setores (salários, despesas de remuneração pessoal, etc). Assim, você consegue ter uma visão macro das receitas e despesas. 

Gostou de aprender mais sobre como criar um plano gerencial para controlar as finanças na sua ONG? Conte para nós: você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário neste post.