imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Plano Prático para aumentar a arrecadação das doações

Voluntários recebendo doações
Voluntários recebendo doações

Para que qualquer entidade sobreviva e possa fazer a diferença na comunidade, precisa de ajuda. Esse auxílio pode vir tanto de voluntários quanto de recursos (doações, dinheiro, insumos, materiais). Por isso, é necessário elaborar estratégias que visam aumentar a arrecadação.

Porém, envolver a comunidade com o projeto, mostrar a sua importância e conquistar a confiança do público não é fácil. Afinal, precisamos reconhecer que, atualmente, existem diversas entidades do terceiro setor ativas e que precisam de ajuda.

Por isso, questionamos: o que fazer para que a sua entidade se destaque, chame a atenção dos doadores e conquiste uma boa sustentabilidade financeira? Como aumentar a arrecadação e continuar fazendo a diferença no mundo?

Para te ajudar a solucionar essa questão, elaboramos este conteúdo. Venha conosco e confira o nosso plano prático para aumentar a arrecadação na sua ONG. Boa leitura!

Tenha um nicho

Aumentar a arrecadação de recursos requer muita organização e planejamento. Ao mesmo tempo, sabemos que todas as pessoas e empresas podem contribuir com a sua ONG. Afinal, quanto mais ajuda, melhor, não é mesmo?

No entanto, “atirar para todos os lados” na hora de conquistar mais arrecadações, não é uma atitude inteligente.

Isso porque, quando você não tem um foco, apenas gasta energia e recursos de forma inadequada. Pense bem: adianta ficar um mês tentando convencer uma empresa que não tem interesse em contribuir? Certamente, não.

Por isso, a nossa primeira dica é: tenha um nicho. Concentre-se em organizações que tenham algum tipo de afinidade com a sua instituição ou causa.

Selecione as contas, empresas e pessoas que façam sentido para a sua entidade e desenvolva um plano de ação voltado em conquistar a sua confiança e, é claro, o seu coração.

Faça uma lista de potenciais doadores

A sua ONG já tem objetivos bem determinados. Ao entender qual é a missão, a visão e os valores da sua ONG, bem como os motivos pelos quais ela é essencial na comunidade, pense de forma estratégica.

Você tem um objetivo e uma lista de tarefas e ações que são necessárias desenvolver ao longo do ano. Mantenha essa listagem por perto na hora de pensar em quais doadores você precisa atingir.

Na sequência, analise as suas necessidades e elabore uma lista contendo os potenciais doadores.

Vamos a um exemplo prático: vamos imaginar que você tem uma ONG que ajuda crianças carentes por meio do esporte. Então, você poderia fazer uma lista de possíveis doadores contendo:

  • mercados e restaurantes da sua região: para ajudar com a alimentação e bebidas das crianças;
  • profissionais freelancers diversos: professores de dança, futebol, vôlei e diversos outros esportes que você pode implementar;
  • grandes empresas da região: normalmente, as empresas maiores já têm um senso de responsabilidade socioambiental, por isso, vale a pena tentar um patrocínio.

Você não precisa criar uma lista gigante de possíveis doadores. Comece com pouco: aplique as estratégias e mensure os resultados. Assim, vá aperfeiçoando o planejamento estratégico.

O mais importante é, quando uma pessoa ou empresa diz “sim” para a sua ONG, mantenha-a engajada para ela fazer doações recorrentes. Além disso, trabalhe MUITO com a comunicação, investindo em boas campanhas de indicação.

Assim, uma única pessoa que disse “sim” para a ONG, pode ajudar a conquistar mais doações, pois ela vai falar sobre isso no seu círculo de amizades e convivência.

Já dizia Philip Kotler (considerado o pai do marketing), “Conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes”. Portanto, quando você conquista um novo doador, foque nele para aumentar a arrecadação.

Desenvolva um plano de abordagem para aumentar a arrecadação

Após determinar uma lista de pessoas e empresas com grande potencial para ajudar na sua entidade, chega o momento de desenvolver um plano de abordagem.

Para elaborar um plano de abordagem é essencial ter um bom planejamento estratégico. É preciso ser persuasivo, na medida certa. 

Da mesma maneira, é essencial desenvolver autoridade para mostrar que a sua entidade é de confiança e, somente assim, convencer o público a ajudar.

Aqui, é muito importante que o público entenda que doar é um ato de empatia. Afinal, os recursos e o dinheiro podem acabar. No entanto, quando a ONG desenvolve esse sentimento, consegue envolver a comunidade em prol dos seus objetivos.

As pessoas precisam compreender que, quando elas doam e mostram isso aos seus amigos e familiares, eles também tendem a se sentir tocados. Assim, ao ser atingidos por alguém do seu círculo de confiança, há um grande potencial para que também se tornem doadores.

Então, para criar um ecossistema de doação, antes de pedir dinheiro ou recursos, crie uma abordagem comunitária, envolvente e desenvolva a empatia. Portanto, mostre que a comunidade é forte, apresente os objetivos, a missão, a visão e os valores da sua ONG.

Plano prático: facilite os processos de pagamento

É muito importante que a sua ONG tenha um site bem estruturado e esteja presente de forma ativa e estratégica nas redes sociais. Afinal, é por meio dessa comunicação que você poderá envolver a comunidade e mostrar os seus diferenciais.

Outra dica para conquistar um doador é divulgar em diversos canais (site, redes sociais, e-mail, telefone) sobre quais são os processos de pagamento. É preciso mostrar ao doador quais são as possibilidades.

Mais do que isso, diversifique os meios de pagamento para que o público possa escolher qual é a melhor alternativa para o seu caso.

Por exemplo, se o doador não quiser inserir os dados do seu cartão de crédito na página de doação, ofereça a possibilidade de boleto ou PIX.

O grande segredo é identificar quais são os melhores canais para o seu público e investir neles.

Agora que você aprendeu o nosso plano prático sobre como aumentar a arrecadação na sua entidade, deve estar se questionando: afinal, quais são os melhores canais para investir e conquistar o público?

Se você também tem essa dúvida, confira o nosso próximo conteúdo, sobre: Canais de captação de recursos: Diversifique para arrecadar mais. Até lá.