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O porquê e como se reinventar no terceiro setor

terceiro setor

A reinvenção dos negócios é sempre importante para se manter produtivo mesmo em tempos de crise. Além disso, é essencial para aprender a aproveitar as oportunidades e atingir os objetivos da sua ONG. 

Reinventar-se é sinônimo de flexibilidade, credibilidade e confiança. Afinal, os doadores percebem que a sua entidade do terceiro setor está sempre de olho nas inovações para priorizar os investimentos e firmar o compromisso com a comunidade. 

Então, a primeira coisa que você precisa saber é que, sim. É preciso aprender a se reinventar, sempre. Afinal, é sempre necessário buscar novas alternativas que façam sentido para a realidade do seu negócio. 

Vamos conhecer algumas dicas para se reinventar no terceiro setor? Confira:

Invista na especialização constante 

Você já ouviu falar em lifelong learning? O termo refere-se à aprendizagem contínua ao longo da vida, ou seja, não se trata apenas de cursar uma graduação, pós, mestrado ou doutorado, é necessário sempre acompanhar o mercado, estudar as evoluções e investir na profissionalização constante. 

Essa realidade pode ser implementada na sua ONG. Afinal, quanto mais os diretores, colaboradores e demais envolvidos estiverem preparados para atender bem o mercado, mais novidades e ideias você traz para tornar a sua entidade reconhecida. 

Sabemos que administrar uma organização não é fácil. Entretanto, com a aprendizagem constante, fica muito mais fácil identificar ótimas oportunidades para crescer e se destacar. 

Então, na hora da gestão de ONGs, invista sempre na especialização de maneira frequente. Mas isso não significa que você precisa investir muitos recursos financeiros. Atualmente, diversas empresas oferecem cursos e treinamentos on-line, que você pode acessar de forma gratuita.

Aprenda a mensurar os resultados na gestão de ONGs 

O terceiro setor é um segmento que exige muita experimentação e análise de resultados para compreender o que é preciso ser feito para alcançar os seus objetivos. 

Acompanhar e monitorar os resultados da sua ONG é sempre uma ótima alternativa para inovar e se reinventar. Afinal, os dados contribuem para ter uma visão estratégica no terceiro setor. 

Alguns resultados que você pode acompanhar:  

  • Aumento das doações: Quantas doações você conquistou em um mês? Qual é o comparativo com o mesmo período do ano passado? 
  • Ticket médio: Qual é o valor médio das doações ao longo dos meses do ano? 
  • Lifetime value: Qual é o valor do ciclo de vida do seu doador? Quanto, em média, eles investem na sua ONG? 
  • Custo de aquisição de clientes (CAC): Quanto você precisa investir para conquistar um novo doador? 
  • Turnover: Como está a rotatividade e o fluxo de doadores da sua ONG? 
  • Sazonalidade: Quais são os meses que resultam em mais e menos doações? 

Esses resultados podem contribuir para a elaboração de um planejamento estratégico muito mais assertivo. Afinal, você se baseia em dados reais do seu negócio.

Mantenha-se atualizado com as tendências do mercado no terceiro setor 

A internet nos possibilita estar de olho em tendências, estudos e pesquisas globais. Então, fique sempre atento com as principais novidades mercadológicas na área do terceiro setor. 

Dessa maneira, você encontra insights poderosos que podem ajudar no crescimento da sua ONG. Além disso, a atualização constante é essencial para aprender como se reinventar. Afinal, ao estudar cases de sucesso de outras entidades, você pode se inspirar e trazer essas novidades para a sua. Assim, você está sempre à frente das novidades. 

Nesse mesmo cenário, é importante dar uma espiada na concorrência: quais são os projetos que participam? Como se comunicam com o público? Como funciona o processo de arrecadação

Acompanhar a concorrência também é muito importante para identificar pontos de melhoria para a sua entidade. 

Além disso, jamais deixe de lado a legislação: esteja sempre pesquisando sobre ela e fique de olho nas atualizações das leis relacionadas ao terceiro setor, está bem? 

Conte com a ajuda da tecnologia para a gestão organizacional 

Contar com a ajuda da tecnologia é uma ideia inteligente para prosperar. Por exemplo, ao investir em um software específico para o terceiro setor, você gerencia melhor todas as fases dos projetos. 

Um software para o terceiro setor especializado em gestão e arrecadação para entidades sem fins lucrativos, como o HYB, é uma ótima estratégia para inovar. Assim, você mantém a rotina muito mais otimizada e organizada e, além disso, prospera com mais facilidade. 

Sem contar que um software terceiro setor ajuda a manter a rotina financeira e contábil em dia, facilitando na hora da prestação de contas. Assim, é mais agilidade, confiança, segurança e transparência para a sua entidade. 

>> Você também pode gostar de ler: O que é um software de gestão e por que sua entidade precisa de um. 

Ofereça boas alternativas de pagamento 

Acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor é essencial para inovar. Com a pandemia, as pessoas aprenderam a realizar uma série de transações on-line para garantir a sua segurança e conforto. 

Você pode aproveitar esse cenário para estimular as doações on-line. Ofereça aos doadores uma série de alternativas de pagamento para eles escolherem a que melhor se adapta à sua realidade. 

Boleto, cartão e PIX são algumas opções modernas que contribuem para aumentar as doações e mostra que a sua entidade do terceiro setor está sempre inovando. Aqui, mais uma vez, um software terceiro setor pode ajudar, pois ele automatiza os pagamentos. 

Aplique uma pesquisa de satisfação 

Por mais que você tenha uma visão estratégica do seu negócio, nada substitui o feedback dos voluntários, doadores e, até mesmo, dos agraciados com os seus projetos. 

Aplicar pesquisas de satisfação com o público é uma estratégia inteligente para compreender em quais aspectos a sua entidade do terceiro setor está acertando e o que precisa ser aprimorado. 

Assim, ao ter uma visão completa e usar esses dados em favor do seu negócio, fica muito mais fácil ter insights valiosos que ajudam na tomada de decisão estratégica. 

Gostou de aprender mais sobre como se reinventar no terceiro setor? Aproveite e assine a nossa newsletter pelo nosso site para continuar acompanhando mais matérias como esta.