imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Sustentabilidade financeira: Como conquistá-la na ONG?

Sustentabilidade financeira

Antes de tudo, devemos destacar que uma realidade financeira equilibrada pode garantir uma capacidade de sustentar projetos de longo prazo.

Afinal, ter um bom planejamento é essencial para evitar diversos problemas financeiros. E contar com as ferramentas necessárias — como um software específico para o terceiro setor — é essencial para administrar a rotina com tranquilidade e segurança. 

Conheça algumas dicas importantes para conquistar a sustentabilidade financeira para a gestão ONG:

Defina quais são as suas metas 

O primeiro passo na hora de ter uma boa sustentabilidade financeira é organizar quais são as suas metas e objetivos de cada projeto. Esse planejamento inicial é importante para você conferir quais são os recursos essenciais e os que são arbitrários — principalmente quando o assunto são investimentos. 

Então, detalhe ao máximo tudo o que você precisa (tanto de recursos financeiros quanto de capital humano) para cada projeto. Isso ajuda a nortear a tomada de decisão estratégica, principalmente com relação às finanças da sua ONG. 

Tenha um bom capital de giro 

O capital de giro são os recursos financeiros que a sua entidade precisa para arcar os custos operacionais e, é claro, garantir o bom funcionamento da ONG. Por isso, você precisa calcular quais são os ativos em caixa, para que servem, quais são os gastos fixos, investimentos, doações e muito mais. 

Ter um bom planejamento estratégico é essencial, pois ele garante que o capital de giro seja positivo, ou seja, que você conquiste os resultados almejados. Além disso, ele é essencial para evitar que você cometa equívocos na tomada de decisão estratégica. 

>> Você também pode gostar de ler: Por que ter um bom controle financeiro para ONG? 

Reduza os gastos desnecessários para garantir a sustentabilidade financeira 

Muitas vezes, as entidades pecam por não saberem administrar bem o negócio. Por exemplo, investem muitos recursos em atividades arbitrárias e deixam de lado o que é essencial para o negócio. 

Por isso, para conquistar a sustentabilidade financeira, controle com calma todos os custos e as despesas. Veja o que realmente é importante e corte os gastos desnecessários. 

Saber como usar o dinheiro de forma inteligente é fundamental para aumentar a qualidade e credibilidade da sua ONG no mercado. Assim, fica mais fácil conquistar mais pessoas (voluntários, doadores) que possam contribuir com a causa. 

Trabalhe sempre dentro da legislação 

Conhecer e estudar a fundo o Marco Regulatório do Terceiro Setor: Lei n° 13019/2014 é essencial para garantir a sustentabilidade financeira na ONG. Afinal, ela determina a prestação de contas de todos os valores utilizados em cada repasse. 

Então, ter essa consciência na hora de elaborar o planejamento financeiro é fundamental para organizar bem a rotina financeira da sua entidade. 

Afinal, caso você não siga o que está descrito na legislação, poderá haver a suspensão dos repasses. Assim, você terá um impacto negativo em todo o projeto. 

Seja disciplinado 

Ter disciplina e não sair gastando sem planejamento é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira na gestão ONG. 

Por exemplo, você não pode usar o capital de giro para cobrir uma despesa que não estava prevista no projeto; ou tirar dinheiro de uma conta porque faltou no fim do mês. 

Principalmente com o advento do Marco Regulatório do Terceiro Setor, é importante lembrar que você precisa ser extremamente disciplinado para evitar riscos futuros para a sua entidade. 

Lembre-se de que você precisará prestar contas de tudo (tudo MESMO) e apresentar os resultados alcançados no final do projeto. Portanto, tenha muita organização e disciplina. 

Aprenda a negociar com os fornecedores 

Sabemos que encontrar os melhores fornecedores para a sua ONG é uma tarefa que exige tempo. Porém, saber identificar os fornecedores que podem se tornar parceiros do seu negócio — principalmente pensando a longo prazo — é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira. 

Isso acontece porque bons fornecedores entendem as necessidades e a realidade do seu projeto. Dessa maneira, fica mais fácil negociar e encontrar uma proposta que apresente um ótimo custo-benefício. 

Encontrar bons fornecedores serve para todas as categorias do seu projeto — desde a compra de um lápis ou material de escritório até a locação de um ambiente para realizar um evento, por exemplo. 

Portanto, faça pelo menos 3 orçamentos com empresas diferentes e aprenda a negociar. Assim, fica mais fácil manter a estabilidade financeira do projeto, mas sem deixar de lado a qualidade de todos os produtos e serviços. 

Faça boas campanhas para arrecadar doações 

Para garantir a sustentabilidade financeira você precisa sempre de doadores ativos e regulares, concorda? Para isso, ter um bom planejamento de ações para conquistar novos doadores — e fidelizar os já ativos — é essencial para continuar prosperando. 

Para isso, conte com a ajuda da tecnologia para criar campanhas personalizadas e acompanhar em tempo real a evolução dos valores recebidos. Divulgue os impactos sociais conquistados com a sua entidade e mostre que o doador tem muito valor e pode contribuir (e muito) com o sucesso dos projetos. 

Invista em um software específico para o terceiro setor 

Um dos principais segredos para garantir a sustentabilidade financeira para a sua entidade é investir em um software específico para o terceiro setor. Afinal, ele permite profissionalizar toda a gestão da ONG, mantendo tanto a rotina operacional quanto financeira sempre em dia. 

Veja quais são os principais benefícios:  

  • Automatizar todas as atividades burocráticas; 
  • Gerar relatórios por contas que ajudam na tomada de decisão estratégica; 
  • Controlar melhor os investimentos; 
  • Melhorar a comunicação com doadores, voluntários e investidores; 
  • Ter total controle das contas a pagar e a receber; 
  • Realizar a integração com o sistema contábil da sua entidade; 
  • Efetuar, com facilidade, as cobranças de doadores; 
  • Promover mais excelência e segurança para a sua entidade; 

Gostou de aprender mais sobre como conquistar a sustentabilidade financeira na ONG? Se sim, que tal conferir 10 dicas para escolher o melhor software para o terceiro setor? Boa leitura!