imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

O fim do telemarketing no terceiro setor

telemarketing

Atualmente, na área do marketing, novas estratégias estão sendo utilizadas para elevar as entidades do terceiro setor a um novo patamar de excelência. 

Por conta disso, preparamos este conteúdo para te mostrar a importância e os benefícios das metodologias que surgiram para substituir o telemarketing. 

Vamos aprender mais sobre o porquê do fim do telemarketing e outras alternativas para a sua ONG? Boa leitura! 

O que é outbound marketing? Lugar em que o telemarketing está presente? 

O outbound marketing — também conhecido como marketing tradicional — é uma estratégia para identificar potenciais clientes e abordá-los de maneira mais centrada. 

A ideia é ir atrás do possível cliente de forma ativa; não sendo necessário despertar um interesse inicial genuíno na sua empresa. 

Essa ferramenta de marketing se tornou bastante conhecida com as suas aplicações em propagandas na TV, revistas, jornais, rádio, mala-direta e outros, ou seja, nos meios de publicidade tradicionais. Além disso, o telemarketing é um bom exemplo de estratégia outbound. 

No entanto, no meio digital o outbound marketing também se faz presente. Afinal, quantas vezes você já foi interrompido por uma propaganda enquanto navegava pela internet? 

Uma das grandes diferenças entre o outbound e o inbound marketing (o qual você verá mais adiante) é com relação aos investimentos feitos. 

Isso porque, as mídias na metodologia de outbound marketing são bem mais caras. 

Além disso, caso você precise reduzir os custos com outbound e tenha que tirar essa estratégia do seu planejamento, você simplesmente some da mídia. 

Exemplos de outbound marketing para a sua ONG 

Muitas pessoas que trabalham na área de marketing (e telemarketing) acreditam que o outbound serve apenas para empresas que sejam muito tradicionais e, por isso, não acham que seja um investimento necessário. 

No entanto, pensar assim, é um erro. Até porque, essa metodologia pode ser aplicada em diversos setores; e as ONGs não ficam de fora dessa lista. 

Um dos exemplos práticos de outbound marketing seria a produção e o desenvolvimento de mídia paga direcionada a possíveis investidores e demais pessoas que queiram apoiar a causa da sua ONG. Para isso, você pode optar por utilizar essa metodologia. 

Inclusive, essas ações não, necessariamente, irão atingir o público interessado. Por exemplo, em uma ligação de telemarketing, muitas vezes, o cliente nunca ouviu falar da sua ONG. Por isso, inicialmente, você pode não conquistar os seus objetivos. 

Porém, no meio das pessoas que serão atingidas por essas campanhas podem existir algumas que, no momento, irão se sentir atraídas pela causa que a sua ONG defende e, assim, você pode conquistar mais alguns apoiadores. 

Benefícios do outbound marketing para o terceiro setor 

Sim, sem dúvida, o outbound marketing para o terceiro setor é uma metodologia que possui vários benefícios. 

Dentre eles, podemos destacar alguns. Confira:  

  • Proporciona um bom retorno sobre investimento (ROI); 
  • Realiza estratégias capazes de serem mensuráveis; 
  • Apresenta uma boa segmentação de público; 
  • Promove velocidade para validar as premissas. 

O que é inbound marketing? 

Você já deve ter percebido que, a cada dia que passa, a diferença entre o virtual e o real vai diminuindo cada vez mais, certo? 

Inclusive, o “entrar na internet” é uma expressão que já está caindo em desuso na sociedade. Isso porque, a internet já se faz presente em quase 100% dos lugares. 

Por conta disso, as ações de inbound marketing são fundamentais para qualquer processo de uma ONG. 

Ao conceituar o inbound marketing iremos verificar que se trata de um conjunto de estratégias de marketing que possuem o objetivo de atrair, educar e converter pessoas por meio de um conteúdo que seja, de fato, relevante. 

Logo, podemos dizer que o “combustível” do inbound marketing é a produção de conteúdo. 

Esses conteúdos são focados nas necessidades do público que você identificou como alvo — e não na própria organização. 

Desse modo, podemos concluir que uma pessoa é atraída por um determinado conteúdo quando este tem uma conexão com ela — pois os materiais são produzidos a partir dos seus interesses e necessidade. 

No entanto, caso a sua ONG tenha um orçamento limitado, vale apostar no comarketing, ou seja, no marketing compartilhado. 

Desse modo, duas organizações que convergem em seus objetivos se unem para ampliar as possibilidades de retorno. 

Exemplos de inbound marketing para a sua ONG 

Apesar de apresentar um enorme potencial de impacto, as estratégias de inbound marketing são ainda tímidas entre as organizações do terceiro setor. 

Diversas empresas têm apostado na produção de conteúdo e no inbound marketing de forma adequada e, assim, estando conseguindo obter sucesso. 

Porém, como citado anteriormente, você pode buscar outras ONGs com o mesmo propósito que a sua e dividir esforços para ampliar a visibilidade. 

Afinal, o inbound marketing não serve apenas para empresas que atuam somente na área de tecnologia. 

Um exemplo bom dessa metodologia é a criação de um site que seja focado em SEO. 

Assim, com ele, você consegue atrair mais olhares para a sua organização do terceiro setor e, dessa forma, será uma referência. 

Além disso, é uma excelente forma de produzir conteúdo e enriquecer o leitor. 

Benefícios do inbound marketing para o terceiro setor 

De fato, você já deve ter percebido que o inbound marketing é uma excelente estratégia para o terceiro setor. 

Isso porque, quando essa metodologia é aplicada, uma série de benefícios o acompanham. 

Abaixo, para que você conheça algumas vantagens da utilização do inbound marketing, elencamos algumas. Confira:  

  • Aumento da visibilidade da sua organização; 
  • Geração de autoridade online; 
  • Desenvolvimento de relacionamentos e interação com o público; 
  • Redução de custos de aquisição de apoiadores. 

Inbound ou outbound? Qual é o melhor para a ONG? 

Munidos de informações sobre o inbound e o outbound marketing, uma dúvida pode surgir: afinal de contas, qual é a melhor estratégia para a ONG? 

A resposta é simples: depende! 

Isso porque, mesmo sabendo que elas podem ser mescladas entre si (e recomendamos fortemente isso), você precisa saber qual é o objetivo da sua organização. 

O inbound tem um foco principal no aumento da produtividade e na eficiência do time, porém a longo prazo. 

Além disso, ele tem a intenção de fidelizar os investidores, por exemplo, no online — e o offline, estando presente como um complemento. 

Inclusive, no inbound o lead irá saber o motivo de uma determinada ligação e como seu número foi disponibilizado e, desse modo, estará mais suscetível a iniciar uma conversa. 

Ele pode ser aplicado de forma mais adequada para instituições que tenham um nicho e que já sabem quem é seu público-alvo. 

Como você viu, o telemarketing saiu de cena. Por isso, apostar em novas estratégias mais modernas é muito importante para a sua ONG. Então, saiba que existem diversas ações e campanhas que você pode investir, que vão muito além e são mais eficientes que o telemarketing. 

Conte para nós: Você gostou de aprender mais sobre o fim do telemarketing no terceiro setor? Se sim, vamos aprender mais sobre o universo online e como ele se aplica na sua ONG? 

Leia também: O impacto da transformação digital nas Organizações Sociais. Boa leitura!