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Existe home office no terceiro setor?

Colaboradora trabalhando no home office no terceiro setor
Colaboradora trabalhando no home office no terceiro setor

Muitas pessoas que trabalham com a gestão de entidades, questionam-se sobre o home office no terceiro setor.

Afinal, com tantas demandas e responsabilidades diárias, seria possível investir no trabalho remoto e, ao mesmo tempo, continuar alcançando os resultados almejados?

Se você também tem esse questionamento, saiba que este conteúdo é para você. Nele, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o home office no terceiro setor. Vamos lá? Boa leitura.

Quais são os benefícios do home office?

Embora algumas empresas já apostavam no formato do home office (total ou parcial) antes da pandemia, foi o período de crise que popularizou o termo.

Afinal, com o isolamento social, as empresas precisaram se reinventar, visto que não era possível manter a sua rotina presencial na empresa.

Para você ter uma ideia, de acordo com a Fundação Instituto de Administração (FIA), o home office foi adotado por 46% das empresas durante a pandemia.

No início, foi um grande desafio adaptar as pessoas e a tecnologia para atender a esse novo formato de trabalho.

Porém, outro estudo realizado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela FIA, aponta que os brasileiros querem manter o home office — mesmo no pós-pandemia. Entre os benefícios, podemos citar que 81% dos entrevistados dizem que a produtividade é maior em casa.

Portanto, podemos concluir que esse novo formato de trabalho veio para ficar. Nesse aspecto, questionamos: a sua ONG está pronta para operar no home office e garantir ótimos resultados ou ainda existe dificuldade na gestão de entidades? Continue conosco e reflita mais sobre o assunto.

Afinal, existe home office no terceiro setor?

Antes da pandemia, as entidades já adotavam algumas estratégias do trabalho remoto — como é o caso do telemarketing, por exemplo. Esse era o formato mais tradicional de participação das entidades para alcançar os seus doadores e comunidade.

Porém, atualmente, é possível trabalhar 100% com o home office na entidade. Para isso, basta observar e seguir as legislações trabalhistas, como a Lei nº 12.551, de 15 de dezembro de 2011, a Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017 e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Além de seguir a legislação, é importante ter atenção com os principais desafios do home office.

Afinal, não vai adiantar a sua entidade querer investir nesse formato de trabalho se não investir em tecnologia. Dessa forma, você vai criar uma experiência frustrada para todos os envolvidos, pois o fluxo de trabalho não vai funcionar.

4 ferramentas que ajudam a ter sucesso no home office para o terceiro setor

As entidades do terceiro setor, ao apostar na digitalização dos seus processos, só tendem a ganhar com o home office.

Conheça algumas ferramentas que podem ajudar a tornar o dia a dia mais organizado e funcional.

1. Trello

O Trello é um aplicativo gratuito que ajuda no gerenciamento de projetos. Ele é uma ferramenta de colaboração que organiza a rotina da sua entidade por meio de quadros.

Assim, você pode gerenciar os projetos, organizar as tarefas e a equipe em um único lugar. Portanto, ele traz diversas funcionalidades, como: 

  • criar checklists;
  • agendar datas de entregas das tarefas,;
  • compartilhar anexos, conversas, textos, imagens; e
  • muito mais.

2. Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem. Ele também apresenta inúmeras funcionalidades para tornar o home office no terceiro setor mais organizado.

Por exemplo, com apenas alguns cliques você pode criar documentos, planilhas, formulários e apresentações. Além disso, a edição desses arquivos pode ser realizada em tempo real pela equipe que tiver acesso ao drive da ONG.

3. Slack

O Slack é um aplicativo de mensagens instantâneas que pode conectar a sua equipe da ONG. Você pode criar salas de bate-papo e enviar mensagens privadas. Além disso, pode compartilhar arquivos e organizar as tarefas.

O Slack permite que você personalize o seu tema, atualize o status, crie mensagens automáticas e muito mais. Sem contar que ele pode ser utilizado tanto nos computadores quanto nos dispositivos móveis.

4. Software HYB

O HYB é um software exclusivo para o terceiro setor que pode ajudar (e muito) no home office da sua ONG. Isso porque, ele ajuda a profissionalizar a gestão da sua entidade.

Conheça agora as suas principais funcionalidades.

  • Promover facilidade na hora dos recebimentos: receba as doações por meio de PIX, boleto e cartão de forma automática, simples e prática.
  • Garantir um ótimo relacionamento com o público: crie um site exclusivo para a sua entidade para aumentar a arrecadação e atrair mais voluntários.
  • Criar campanhas de arrecadação: conquiste mais doadores por meio de campanhas personalizadas com textos, imagens, links e vídeos.
  • Automatizar a comunicação da ONG: com o CRM do HYB você cria ótimos relacionamentos com o público e fortalece a interação com os doadores.
  • Promover a integração direta com o seu contador: automatize o envio de documentos ao seu contator e tenha certeza de que tudo está em conformidade.

Com o HYB, a sua entidade não precisa mais se preocupar com a gestão de papéis (o que é péssimo para o home office). Com ele, você elimina esses materiais e promove uma gestão inteligente por meio da tecnologia. Além disso, todos os seus dados estarão protegidos e seguros.

O home office é uma ótima ideia para as empresas que querem reduzir custos, otimizar o trabalho da equipe e garantir a satisfação dos colaboradores. No entanto, para que isso aconteça, é essencial investir na tecnologia e ter uma gestão capacitada para organizar todas as demandas.

O HYB é um ótimo aliado do home office no terceiro setor. Afinal, o software já está preparado para atender às suas demandas. Ele pode ajudar tanto na organização:

  • interna: contribuindo com a automatização da rotina dos colaboradores; quanto 
  • externa: na hora de receber e organizar as doações.

Gostou de aprender mais sobre o home office no terceiro setor? Que tal adotar esse formato de trabalho na sua entidade?

Independentemente se a sua ONG trabalha com o home office ou trabalho presencial, saiba que o software HYB pode ajudar.

Leia também: 9 problemas de sua entidade que você pode resolver com o HYB.