imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

5 erros cometidos na contabilidade do terceiro setor

Contabilidade no terceiro setor
Contabilidade no terceiro setor

A contabilidade do terceiro setor tem um papel essencial na sobrevivência e desenvolvimento de todos os projetos envolvidos.

Inclusive, embora apresente algumas semelhanças, a contabilidade no terceiro setor tem diversas peculiaridades que a tornam diferente das demais empresas.

Por isso, ter atenção a todos os detalhes é importante para garantir que a entidade não seja prejudicada de alguma forma. Afinal, é preciso transparência e uma atenção redobrada para evitar erros.

Isso porque, qualquer equívoco ou erros cometidos na contabilidade podem prejudicar a boa imagem que a entidade tem. Da mesma forma, pode gerar desconfiança e descrença por parte da comunidade — que acaba não doando ou contribuindo mais com os projetos.

Então, contar com a ajuda da tecnologia é fundamental para promover uma gestão financeira e contábil completa e sem erros. Ela ajuda a proteger as organizações e, ainda, prevenir fraudes.

Para que você saiba como evitá-los, separamos alguns erros cometidos na hora da contabilidade do terceiro setor. Vamos conhecer quais são eles? Continue conosco.

1. Não separar as contas por projetos

A maioria das entidades conta com mais de um projeto. Nesse aspecto, um dos erros primários é não realizar a separação correta de cada um deles.

Sendo assim, a prestação de contas acaba não sendo real ou efetiva. Aqui, faz-se necessário ter um pensamento individual, pois, cada recurso tem uma destinação final que precisa (e deve) ser respeitada.

Então, realizar uma prestação de contas de forma geral, acaba prejudicando tanto a visibilidade sobre o crescimento de cada projeto quanto os seus resultados.

2. Não orientar o cliente sobre a importância da separação de contas

Separar e segmentar as contas dos projetos dá trabalho e, por conta disso, muitos gestores de entidades acabam não se atentando a isso.

Então, a contabilidade do terceiro setor precisa orientar o cliente sobre a importância e obrigação de separar as contas — tanto para facilitar a contabilidade e o financeiro quanto para não ter problemas com a legislação.

Alguns clientes acabam misturando as contas, não tendo a visão de que é necessário separar as entradas e saídas por áreas. Por exemplo, a movimentação do que é de saúde, precisa ser sobre saúde. A movimentação sobre educação, deve ser específica para essa finalidade.

É preciso registrar tudo o que acontece na rotina da entidade já pensando na segregação por área de atuação.

3. Não contar com a ajuda de um software com integrações contábeis

Uma das principais facilidades na vida dos gestores de entidades sem fins lucrativos é o software de gestão do terceiro setor. Ele surge para automatizar os processos, auxiliar na captação de recursos, criar relacionamentos com o público e muito mais.

No entanto, alguns softwares são muito limitados, não havendo a integração com o sistema contábil. E isso pode se tornar uma grande dor de cabeça para as empresas de contabilidade.

Por isso, é essencial orientar o cliente sobre a importância de investir na tecnologia, porém, apostar em um software terceiro setor que ofereça bons recursos para facilitar a rotina de todos.

O HYB, por exemplo, tem integração direta com o sistema contábil, então, ele pode ser um ótimo aliado da sua empresa.

Afinal, ele otimiza o fluxo de documentos, evita extravios e duplicidades, garante menos erros de multas na hora de recolher os tributos e muito mais.

Por isso, saiba que ele pode ser um grande parceiro da sua empresa contábil. O próprio cliente automatiza o envio dos documentos e, por meio da integração, você tem mais facilidade na sua rotina.

4. Não investir na integração contábil inteligente: um dos principais erros cometidos na contabilidade do terceiro setor

O HYB contadores promove a integração contábil inteligente para a sua empresa. Ou seja, ele faz os lançamentos de provisão e baixa de forma automática, de acordo com os registros financeiros.

Além disso, o fechamento contábil fica muito mais fácil, pois ele contém um passo a passo guiado.

O HYB contadores é um módulo de especialidade da contabilidade integrado ao financeiro. Ele ajuda o seu escritório contábil nas rotinas do dia a dia, ganhando tempo, evitando erros e atendendo as particularidades do terceiro setor.

Ele promove a contabilidade e integração em tempo real e 100% atrelada ao cliente. Ou seja, toda a movimentação que ele fizer, você, automaticamente, conseguirá visualizar. Isso porque, o software HYB alimenta, também, o modo contábil de forma inteligente.

Em outras palavras, há o aumento da produtividade da sua empresa e facilita a organização das informações.

Ao integrar o financeiro e o contábil — e sabemos que esse é um dos maiores desafios do terceiro setor — você vai acompanhando tudo o que vai acontecendo com os lançamentos na entidade.

5. Não mensurar e analisar resultados

Outro erro cometido na contabilidade do terceiro setor é não acompanhar e monitorar os resultados da entidade.

É essencial acompanhar uma série de indicadores para ter a certeza de que o cliente está cumprindo todas as suas obrigações dispostas nas Normas Brasileiras de Contabilidade específicas para entidades sem fins lucrativos e, também, no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), instituído pela Lei 13.019/2014.

Veja quais são alguns dos relatórios contábeis do HYB para contadores:

  • emissão de balancete;
  • livro diário;
  • caixa;
  • contas correntes;
  • movimentação contábil;
  • comparativos;
  • demonstração de fluxos de caixa;
  • superávit/déficit do exercício;
  • origens e aplicação de recursos;
  • mutações do patrimônio social;
  • balanço patrimonial; e
  • muito mais.

Portanto, são diversos relatórios que permitem que o seu escritório de contabilidade gerencie com mais facilidade e, ainda, possa contribuir para o sucesso do projeto do seu cliente.

Além disso, vale a pena ressaltar que você não precisa depender unicamente do HYB. Caso você já tenha o seu software de contabilidade favorito, não tem problema.

Você pode exportar os dados do HYB para o seu programa contábil. Atualmente, já existem diversos programas homologados, porém, se o seu ainda não está no sistema, basta entrar em contato. Afinal, não cobramos para integrar novos programas.

Então, é mais facilidade para evitar os principais erros cometidos na contabilidade do terceiro setor, concorda?

Você gostou de aprender mais sobre o assunto? Se sim, aproveite e siga o HYB nas redes sociais para acompanhar os nossos próximos conteúdos.

Estamos presentes no Facebook, LinkedIn, YouTube, Instagram e Twitter.