Software terceiro setor: 10 dicas para escolher o melhor

Venha conosco e confira 10 dicas incríveis para escolher o melhor software terceiro setor para a sua entidade. Vamos lá?

1. Avalie se o software é específico ao terceiro setor

A nossa primeira dica (e uma das mais importantes) é: invista em um software que seja específico ao terceiro setor. Afinal, no mercado encontramos diversos sistemas genéricos, que foram elaborados pensando em soluções que não se encaixam na sua realidade.

Portanto, o software terceiro setor foi projetado e criado especialmente para atender as reais necessidades desse nicho mercadológico. Ou seja, certamente apresentará soluções que refletem na sua vivência diária e que trarão ótimos resultados para o crescimento do seu negócio.

2. Considere o tempo de mercado da empresa fornecedora

Avalie qual é a reputação da empresa fornecedora do software terceiro setor. Recomendamos que você invista em uma que tenha, pelo menos, cinco anos de experiência.

Afinal, isso significa que ela tem uma vivência muito rica na área do terceiro setor. Assim, tem uma bagagem que pode realmente lhe ajudar a solucionar as demandas diárias que possam surgir.

3. Confira quem são os seus clientes atuais

Não hesite em pesquisar nas redes sociais, nos mecanismos de busca e no site da empresa fornecedora quem são os seus clientes atuais. Confira se o fornecedor atende entidades como a sua, oferecendo soluções que realmente façam sentido.

Também dê uma espiada nos sites de reclamação para saber se está tudo certo. Outro aspecto importante é conferir como é o relacionamento que essa empresa tem com o cliente.

Ela interage com os seus clientes nas redes sociais? Tem uma presença digital forte? Responde às principais dúvidas dos possíveis clientes?

Esses critérios são importantes para avaliar se o fornecedor atende as demandas dos seus clientes. Além disso, isso proporciona uma ótima ideia para saber se ele estará presente quando você mais precisar.

4. Considere a estrutura física e o capital intelectual

Avaliar as funcionalidades do software terceiro setor é importante para conferir os recursos e os benefícios oferecidos. Entretanto, pesquise também qual é a estrutura física da empresa e o quanto ela investe nos seus colaboradores.

Portanto, descubra qual é o tamanho da equipe, pois isso ajuda a ter uma ideia sobre o investimento da empresa no seu capital intelectual. Afinal, você precisará lidar com esses colaboradores e eles precisam ser experts no assunto para promover as melhores soluções para a sua entidade.

5. Escolha sempre a tecnologia web

Muitas empresas ainda oferecem softwares no formato desktop (aqueles que você precisa fazer o download do sistema nos computadores de todos). No entanto, saiba que isso é coisa do século passado!

Invista em uma ERP ONG que tenha tecnologia web, ou seja, aquele que você recebe um login e senha e pode acessá-lo em qualquer lugar do mundo e em qualquer horário, basta ter acesso à internet.

Isso proporciona mais mobilidade e flexibilidade para a equipe e favorece o trabalho remoto — o que é muito importante atualmente.

6. Preocupe-se com a segurança do ERP terceiro setor

Vamos te contar um segredo: os softwares hospedados no exterior costumam ter um preço inferior. No entanto, hospedar o ERP ONG fora do Brasil pode trazer uma série de complicações e dores de cabeça desnecessárias — principalmente quando o assunto é segurança de dados.

Portanto, questione o fornecedor se os seus dados estarão hospedados em território nacional, para evitar que você perca todas as informações de uma hora para a outra.

Além disso, é muito importante que a empresa esteja familiarizada e siga todas as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

>> Você também pode gostar de ler: LGPD e os impactos no terceiro setor.

7. Considere a facilidade de uso do software terceiro setor

Outro aspecto que merece a sua atenção é referente à facilidade de uso. O software é intuitivo? Fácil de usar? Os seus colaboradores não ficarão com dificuldades de navegar e encontrar as informações que precisam com apenas alguns cliques?

Para ter a certeza, faça um teste na plataforma. Avalie se ele é fácil de usar, se as informações não estão “escondidas” ou se você precisa decorar um tutorial de dez páginas para realizar ações simples, como gerar um boleto, por exemplo.

8. Entenda quais são as suas funcionalidades e os seus diferenciais

Entenda quais são os módulos oferecidos pelo sistema e a quantidade de recursos que ele proporciona. Afinal, quanto mais completo for o seu software, maiores são as chances de você eliminar outros serviços contratados de forma paralela.

Encontre um software que faça as integrações necessárias que você precisa. Por exemplo, se o setor de compras fez uma aquisição, o sistema já notifica o financeiro e o contador (e assim por diante).

Portanto, integrar essas informações é essencial para garantir um fluxo de trabalho mais otimizado e organizado.

9. Avalie o custo-benefício do software terceiro setor

É importante não olhar somente para o preço do software erp ong. Considere quais são os problemas que ele vai resolver e quais são as facilidades que ele trará ao dia a dia.

Você vai notar que um único software pode eliminar diversos outros serviços que você contratou. Portanto, avalie com calma todas as funcionalidades, os recursos, os benefícios e opte pelo melhor sistema que apresente um ótimo custo-benefício.

10. Confira quais são os cases de sucesso da empresa

A empresa que você está pensando em investir tem cases de sucesso de empresas similares a sua? Faça um estudo no site do fornecedor para conferir se existem organizações do terceiro setor falando bem sobre ele.

Se o fornecedor tem diversos cases de sucesso que são semelhantes ao que você precisa, as chances de ter um sistema completo são muito maiores. Afinal, ele tem experiência no assunto e já resolveu demandas parecidas com as suas necessidades.

Você gostou de conferir as nossas dicas sobre como escolher o melhor software terceiro setor? Se sim, aproveite para fazer um teste agora mesmo no HYB. Ele tem todas as funcionalidades e os benefícios que trouxemos neste conteúdo. Temos a certeza que você vai adorar a experiência.