Arrecadações pela internet: como conquistar mais doadores?
Investir em um processo seguro e profissional quando o assunto são as arrecadações pela internet é essencial para tranquilizar os doadores. Afinal, eles precisam se sentir confiantes de que estão investindo o seu dinheiro em algo correto, seguro, transparente, legal e com uma boa proteção de dados.
Trouxemos esse tema pois não é nenhuma novidade que houve um aumento nas fraudes e golpes pela internet durante a pandemia. Para você ter uma ideia, estudos apontam que os golpes cresceram em 340% em 2021.
Então, para não correr o riscos dos doadores duvidarem da segurança das arrecadações pela internet, por conta do receio de serem enganados, é preciso adotar algumas medidas.
Venha conosco e confira algumas dicas para conquistar a confiança dos doadores na hora das arrecadações pela internet.
Mantenha uma comunicação digital atualizada
É fundamental que a sua ONG invista em uma ótima comunicação digital. É preciso ter um site atualizado, redes sociais sempre bem-alimentadas e investir em diversos conteúdos estratégicos.
É sempre fundamental divulgar os canais oficiais de atendimento e deixar os links oficiais de doação com fácil acesso. Assim, se por um acaso o doador receber uma mensagem suspeita, poderá conferir a veracidade dos fatos diretamente nos canais oficiais.
Além disso, ter uma comunicação clara é essencial para divulgar tanto os canais oficiais de doação quanto para tranquilizar o doador com relação à segurança dos seus dados financeiros.
Invista em uma comunicação personalizada para conquistar mais arrecadações pela internet
Ter uma comunicação humanizada, personalizada e próxima dos doadores da sua ONG é essencial para conquistar a confiança do público. Então, trabalhe com um atendimento rápido e ágil.
Dessa forma, sempre que o doador tiver alguma dúvida ou receber alguma mensagem que achar suspeita, ele não pensará duas vezes antes de entrar em contato para averiguar a veracidade da informação.
Além disso, manter um contato próximo com o doador é uma ótima estratégia para que ele se sinta especial para a sua entidade. Assim, ele se sente reconhecido e sabe que faz realmente a diferença.
Não use e-mails genéricos na hora de conquistar boas arrecadações pela internet
Qualquer pessoa, com muita facilidade, pode criar uma conta de e-mail em servidores gratuitos, como Hotmail, Gmail, Outlook e inúmeros outros. Então, ter o registro de marca e criar um e-mail próprio é fundamental para evitar que pessoas clonem ou usem e-mails semelhantes da sua entidade.
De forma prática: vamos imaginar que a sua ONG tenha o nome “Transportando Alegria”. Assim, qualquer pessoa pode criar um e-mail como: “transportandoalegria@gmail.com” e solicitar doações da população.
Agora, se você registrar a sua marca, terá o domínio do seu nome. Assim, você cria um e-mail muito mais confiável, como: doacoes@transportandoalegria.com.br.
Dessa maneira, com uma simples “passada de olhos” no e-mail o doador já desconfia, caso receba um pedido de doação de um e-mail genérico.
E isso evita que ele repasse os seus dados para uma pessoa mal-intencionada — pensando que é algum colaborador da sua entidade.
Contrate um bom sistema antivírus para os computadores e dispositivos
Ter um bom sistema antivírus é essencial para manter a segurança e a integridade de todos os dispositivos conectados na sua rede.
Além disso, mantê-lo atualizado é fundamental para que ele identifique e bloqueie possíveis ameaças durante a navegação. Sem contar que o antivírus bloqueia os sites suspeitos.
Essa ação é extremamente importante para ter a certeza de que os colaboradores da ONG estão trabalhando em dispositivos seguros e que isso não comprometerá a segurança da ONG.
Publique sobre a importância do tema
Invista em pelo menos uma postagem mensal nas redes sociais informando os doadores quia os canais oficiais de comunicação e para realizar doações.
Mostre que a comunicação da sua ONG é sempre realizada somente em perfis específicos e divulgue os meios de doações com frequência.
Além disso, é importante ressaltar novamente: mantenha sempre um canal aberto para estabelecer uma boa comunicação com os doadores. Dessa forma, eles podem sempre recorrer à sua ONG em caso de dúvida.
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Seja transparente na prestação de contas
Com o Marco Regulatório do Terceiro Setor, é obrigatório ter transparência e ética na hora da prestação de contas.
Porém, mais do que isso, é necessário mostrar para a comunidade os relatórios da ONG, fazendo publicações periódicas com informações que mostrem para onde o dinheiro está indo.
Quando o doador vê que o seu dinheiro está fazendo a diferença na vida de uma família, por exemplo, ele se sente mais seguro e estimulado a continuar investindo na sua associação ou fundação.
Dessa forma, ele quer ficar sempre próximo da sua ONG e isso é extremamente importante para o crescimento e desenvolvimento dos negócios. Como consequência, você conquista mais arrecadações pela internet.
Invista em um sistema de gestão para ONG
Se você quer conquistar a confiança dos doadores e ampliar as arrecadações pela internet, é essencial contar com a ajuda de um ótimo sistema de gestão para ONG.
O software para terceiro setor profissionaliza a gestão da sua entidade. Assim, ele contribui para otimizar a rotina e conquistar a confiança dos doadores e comunidade, transmitindo muita confiança e credibilidade para o mercado.
Isso acontece porque o sistema de gestão automatiza os relacionamentos. Ou seja, você consegue arrecadar com segurança e de forma periódica.
Assim, você pode receber mais arrecadações pela internet por meio de boletos, cartão de crédito e PIX. Além disso, você cria uma página de doações personalizadas e seguras para os seus doadores.
Você ainda terá acesso a um ótimo CRM para gestão do relacionamento com doadores e associados. Assim, fica mais fácil organizar e automatizar a comunicação via e-mail e SMS.
O software terceiro setor conta com a melhor tecnologia quando o assunto é segurança. Além disso, ele trabalha nas normas da LGPD, ou seja: a sua entidade seguirá todas as normas legais referentes à proteção de dados.
Dessa forma, tanto os gestores quanto os doadores podem ficar muito mais tranquilos quanto o assunto é segurança das informações e das doações.
Gostou de aprender como conquistar a confiança de doadores para ampliar as arrecadações pela internet? Complemente o seu estudo no tema aprendendo um pouco mais sobre a LGPD e os impactos no Terceiro Setor. Boa leitura!