imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Gestão eficiente: Conheça os 7 passos de uma entidade de sucesso

Análise de relatórios em gestão eficiente
Análise de relatórios em gestão eficiente

A gestão eficiente é responsável por fazer com que a entidade conquiste a sustentabilidade financeira.

Para isso, além de atingir os resultados, ela desenvolve um planejamento estratégico que satisfaz os públicos — tanto interno, quanto externo e misto.

Em outras palavras, a gestão eficiente faz com que a entidade se destaque, desenvolva-se e cresça.

Para isso, é fundamental que os gestores estejam sempre atualizados e preparados para superar os desafios e dificuldades. É necessário criar uma base sólida para tomar decisões mais assertivas.

Além disso, para que a entidade alcance o sucesso, é preciso pensar em todos os detalhes da gestão. Afinal, cada escolha, por menor que seja, impacta de uma maneira muito grande no futuro.

Vamos conferir algumas dicas para conquistar uma gestão eficiente na sua ONG? Continue conosco!

1. Estude o mercado

O primeiro passo para ter uma gestão eficiente é fazer uma pesquisa de mercado. Com esse estudo, você analisa o cenário interno e externo da ONG. Assim, coleta dados que ajudam na tomada de decisão. Entenda mais.

Concorrentes

Analise quais são as atividades, recursos e ações que as outras entidades estão executando. Isso ajuda a ter mais ideias para a sua gestão estratégica.

Além disso, fique de olho nas interações com o público, presença digital, ações e como é o relacionamento com os doadores.

Doadores

Todas as pessoas e empresas com grande potencial para ajudar na entidade precisam ser estudadas. Analise o seu comportamento, os hábitos de consumo e como é o seu dia a dia.

Conheça bem os seus doadores. Afinal, essa ação ajuda a entender melhor as necessidades e preferências do público. Assim, fica mais fácil criar um planejamento que os envolvam com mais facilidade.

Colaboradores

O público interno também tem um papel muito grande na hora da pesquisa de mercado. Então, é preciso entender quais são as necessidades dos colaboradores.

Assim, você cria boas campanhas para mantê-los engajados com a causa. Mais do que isso, investe em ações para conquistar a sua satisfação.

2. Crie parcerias com outras entidades

As outras entidades do terceiro setor podem se tornar verdadeiras parceiras do seu negócio. Afinal, não é porque existe concorrência que ela não pode ser usada como um ponto forte.

Conheça quem são as outras entidades da sua região e encontre maneiras para promover uma ajuda mútua. Assim, ambas conquistam os resultados almejados e você cria uma base sólida de empatia e solidariedade na sua cidade.

3. Invista em bons planejamentos em equipe para promover uma gestão eficiente

A equipe interna pode (e deve) ajudar na construção do planejamento estratégico. Afinal, o público interno está, diariamente, lidando com os doadores, mercado e comunidade.

Então, invista em uma gestão estratégica e participativa, onde os colaboradores possam trazer ideias e sugerir mudanças no planejamento.

Além disso, esse planejamento em equipe é essencial para analisar com calma todas as vertentes do projeto.

4. Monitore processos e resultados

Cada entidade tem a sua realidade. Então, mesmo que você se inspire em cases de sucesso de outras organizações, as ações podem não dar certo — e está tudo bem.

Por isso, é essencial investir em uma gestão eficiente baseada em dados. Para isso, conte com a ajuda da tecnologia para monitorar os processos e resultados.

Escolha os principais Key Performance Indicator (KPI), ou indicadores-chave de desempenho para mensurar. Alguns deles são:

  • satisfação dos colaboradores;
  • satisfação e lealdade dos doadores;
  • ticket médio;
  • retorno sobre o investimento (ROI);
  • churn rate;
  • interação nas redes sociais;
  • alcance e envolvimento das publicações;
  • taxa de cliques;
  • turnover;
  • entre outros.

Assim, você compreende quais são as ações que estão proporcionando bons resultados. Da mesma maneira, entende o que precisa ser melhorado para tornar a gestão ainda mais eficiente.

5. Invista em treinamentos e promova uma gestão eficiente

Por mais que a sua entidade visa promover o bem-comum, a equipe interna deve tratar os doadores como clientes.

Ou seja, ela precisa proporcionar-lhes uma boa experiência. Somente quando o possível doador é bem-atendido e tem as suas dúvidas respondidas, ele sente que a entidade é de confiança.

Portanto, é essencial investir em bons treinamentos para a equipe. Dessa forma, ela se sente muito mais preparada para atender o público e engajá-los com a causa.

6. Invista em tecnologias e softwares

Digitalize os processos da sua ONG para promover uma gestão eficiente. Afinal, a automação contribui para:

Por isso, invista em um bom software, como o HYB.

O HYB é um software específico para o terceiro setor que pode ajudar a tornar a gestão eficiente na sua entidade.

Isso acontece porque você organiza todas as informações em um único lugar. Com ele, você melhora o relacionamento com doadores, automatiza a comunicação e aumenta o engajamento.

7. Organize as finanças de sua organização

O setor financeiro e contábil da sua entidade precisa de uma atenção especial. Afinal, ele precisa funcionar. Isso porque, ambos são pilares essenciais para conquistar o sucesso na gestão eficiente.

Inclusive, é preciso citar que muitas empresas (não somente as do terceiro setor) quebram porque não possuem uma boa gestão financeira e contábil.

Além disso, manter essas áreas organizadas evita que você tenha problemas com a legislação.

  • Curiosidade: você sabia que o HYB é um software que promove o controle financeiro para atendimento ao Marco Regulatório? Além disso, há a possibilidade de integrá-lo com o seu contador.

Para ter uma gestão eficiente é preciso ter um ótimo planejamento. É necessário estudar o mercado, criar parcerias e envolver os colaboradores nos processos. Também é importante monitorar as ações e investir em tecnologia.

Gostou de conhecer mais sobre a gestão eficiente?

Se sim, aproveite e leia também: 9 problemas de sua entidade que você pode resolver com o HYB. Boa leitura!