imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Gestão Estratégica: o que não deve faltar no planejamento ONG em 2022

Equipe de planejamento ONG elaborando gestão estratégica
Planejamento ONG: gestão estratégica

Conte para nós: você já começou a pensar em boas ações para turbinar a gestão estratégica no planejamento ONG para 2022?

Afinal de contas, o ano está terminando e agora é o momento ideal para elaborar um bom planejamento de gestão de ONG.

Lembre-se: quanto antes você definir as metas e organizar a rotina para o próximo ano, melhor.

Investir em um bom plano de negócios é essencial para manter os projetos ativos — principalmente quando consideramos o cenário atual, onde todas as empresas precisam se reinventar.

Portanto, o planejamento estratégico serve como norte para a realização de todas as tarefas da ONG. Em outras palavras, ele permite que a ONG conquiste mais oportunidades e alcance os melhores resultados.

Está sem ideias? Não se preocupe! Vem com a gente e conheça algumas dicas de gestão estratégica para implementar no planejamento ONG para 2022:

Defina os objetivos e as metas de cada projeto para promover uma ótima gestão estratégica para 2022

A primeira dica para ter sucesso na hora do planejamento ONG é definir quais são as metas e os objetivos de cada projeto. Para isso, analise o histórico dos resultados passados, refletindo sobre:

  • Quais foram os resultados que a ONG alcançou em 2021?
  • Os objetivos pré-determinados foram todos conquistados neste ano?
  • Quais foram os pontos fortes das estratégias realizadas?
  • O que precisa ser melhorado?
  • Quais foram os feedbacks dos doadores, voluntários, fornecedores, parceiros e beneficiários com os projetos?

Essa análise inicial é fundamental e norteia a definição dos objetivos e metas para 2022.

Elabore um plano de ação e coloque em prática as tarefas da gestão estratégica

Com base na análise dos anos passados e tendo em mente os objetivos e as metas para 2022, elabore um plano de ação.

Ou seja, determine quais são as atividades que precisam ser realizadas para conquistar cada meta e objetivo inicialmente propostos.

Veja um exemplo:

  • Objetivo: conquistar mais arrecadações de voluntários no primeiro trimestre;
  • Meta: arrecadar R$ 10.000,00 em doações;
  • Responsável pela Ação: Fernando, Ana, Carine;
  • Prazo: Até 30 de janeiro;
  • Atividades a Serem Realizadas: postagens em redes sociais, enviar e-mails, produzir textos no blog, atualizar site, SMS, telemarketing;
  • Status e Acompanhamento da Atividade: foi enviado e-mail no dia 3 de janeiro.

Você pode organizar o plano de ação do jeito que preferir. Porém, ressaltamos a importância e a essencialidade de contar com a ajuda da tecnologia.

Afinal, quanto menos tempo você e a equipe precisarem investir em tarefas burocráticas e manuais, melhor.

Assim, há mais tempo para focar na gestão estratégica e encontrar insights para fazer com que os projetos possam crescer e prosperar.

Esteja presente de forma ativa nas redes sociais

Não é nenhuma novidade que as redes sociais são ótimas aliadas no marketing digital e contribuem para a gestão estratégica de qualquer negócio.

Dessa forma, com as entidades do terceiro setor, isso não é diferente. Por isso, é importante estar sempre ativo nas redes sociais.

Então, crie um planejamento de conteúdo para redes sociais, repleto de divulgações importantes e estratégicas.

Assim, fica mais fácil:

  • Conquistar a fidelidade do público;
  • Encontrar novos voluntários;
  • Divulgar as ações e os resultados das campanhas;
  • Aumentar o tráfego do site da sua ONG;
  • Melhorar a comunicação com os voluntários, beneficiários e comunidade;
  • Fortalecer os relacionamentos;

Para isso, vale ressaltar que as divulgações precisam ser profissionais, está bem? Portanto, vale a pena contar com a ajuda de voluntários ou contratar uma agência de comunicação.

Dessa forma, há a garantia de que as páginas das redes sociais da sua ONG estarão sempre bem apresentadas e, é claro, com uma identidade visual incrível — isso transmite mais credibilidade e confiança no mercado.

Tenha um ótimo controle financeiro e de investimentos

É preciso entender que não há como ter uma boa gestão estratégica se você deixar de lado o setor financeiro. Portanto, o setor de finanças e contábil da sua ONG é de extrema importância para garantir a sustentabilidade financeira.

Afinal, sabemos que existe uma série de regras e normas que permeiam a prestação de contas para o terceiro setor, correto?

Todos os custos, receitas e despesas precisam ser controlados e devidamente documentados conforme as regras do Marco Regulatório do Terceiro Setor.

Então, estar em dia com as suas obrigações contábeis e fiscais é mais que essencial. Para isso, ter um ótimo controle financeiro e de investimentos é uma ideia interessante.

Sabemos que você tem um planejamento orçamentário anual que pode gastar com cada projeto. Por isso, é essencial controlá-lo mensalmente — e isso deve ser feito com cada projeto (caso você administre mais de um por vez).

Então, conte com a ajuda da tecnologia, investindo em software terceiro setor. Assim, ao automatizar o financeiro, você tem um controle muito maior sobre as entradas e saídas. Da mesma maneira, ele pode ter a integração com o sistema contábil, o que facilita (e muito) a rotina.

Dessa forma, é possível controlar a documentação da forma mais adequada para não ter dores de cabeça na hora da prestação de contas. Além disso, vale lembrar que ter um bom planejamento financeiro ajuda a assegurar o futuro de cada projeto.

Acompanhe e analise os resultados de cada atividade realizada

Para você compreender o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado em cada projeto é preciso contar com a ajuda de diversos Key Performance Indicators (KPIs), ou indicadores-chave de desempenho.

Afinal, é necessário registrar o desempenho da ONG e os KPIs ajudam a avaliá-lo de forma periódica.

Os indicadores ajudam a medir os resultados e contribuem para atestar para os órgãos vigentes, comunidade e doadores que os esforços estão proporcionando os resultados esperados da sua associação ou fundação.

Conte com a ajuda da tecnologia

Com a transformação digital, não há como pensar no futuro sem o investimento em tecnologia.

Por isso, investir em um software é uma das principais soluções para manter a rotina e a gestão ONG muito mais organizada, fácil e prática.

O software ajuda a controlar a rotina financeira e contábil, monitorar o desempenho do projeto e serve como um ótimo aliado quando o assunto é relacionamento com os doadores (por meio do sistema CRM).

Em resumo, ele automatiza a gestão estratégica, armazenando os dados e conectando os setores para realizar os procedimentos com apenas alguns cliques.

Inclusive, você pode controlar e desempenhar as suas atividades da ONG utilizando apenas o seu celular. Incrível, não é mesmo?

Gostou de aprender mais sobre a gestão estratégica para criar um ótimo planejamento ONG 2022? Aprenda com a gente 10 dicas para escolher o melhor software do terceiro setor. Boa leitura!