imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Por que ter um bom controle financeiro para ONG?

Assim, ao apostar em um bom controle financeiro para ONG você evita ultrapassar a verba de um determinado projeto, garante uma gestão mais transparente e ética e ainda não perde tempo quebrando a cabeça para gerar relatórios para a prestação de contas. 

Por isso, contar com a ajuda da tecnologia é fundamental para promover um controle financeiro para ONG automatizado, rápido e sem complicações. 

Vamos conhecer os principais motivos pelos quais você precisa investir em um sistema que possibilite um ótimo controle financeiro para ONG? Venha conosco! 

Evita ultrapassar as verbas disponíveis para a compra de produtos e materiais para a ONG 

Ter um bom controle financeiro para ONG, por meio de um sistema completo e automatizado, evita que você ultrapasse a verba de um determinado projeto em uma compra. 

Isso acontece porque, na hora de comprar um produto, basta conferir no sistema o orçamento disponível no projeto vinculado. Assim, você analisa se há dinheiro o suficiente para efetuar determinada compra ou se é necessário apostar em novas estratégias. 

Tudo isso acontece de forma online, conforme o orçamento anual que foi definido e os gastos forem acontecendo. Para cada nova compra o usuário responsável poderá conferir se há orçamento para seguir em frente. Isso tudo permite um controle minuncioso e responsável, atendendo ao orçamento anual previamente estipulado pelos dirigentes da OSC.

Contribui na hora de realizar as cotações 

Você já sabe que para cada item que você precisa adquirir para um projeto, é necessário realizar no mínimo três cotações. 

Gerenciar esse processo de forma manual é bem trabalhoso. No entanto, ao apostar em um bom sistema, ele auxilia na hora de controlar essas cotações. 

Além disso, como vimos anteriormente, você pode avaliar se realmente há recursos disponíveis para a compra de um determinado material. Conseguirá por exemplo ter a informação de compras anteriores já realizadas e o preço médio pago para cada item. Não é fantástico? 

Permite gerar relatórios automatizados para prestar contas 

Basta filtrar no sistema o período que você precisa gerenciar e ele gera os relatórios de prestação de contas de forma automática. 

Assim, você consegue analisar todos os lançamentos, controlar o orçamento, ver o que estava previsto, o que foi realizado e muito mais. 

Além disso, vale lembrar que cada projeto já tem a sua definição do que pode ser gasto em cada área. 

Então, ao lançar corretamente todas as informações dos projetos, o próprio sistema contabiliza esses dados e emite relatórios automáticos para a prestação de contas por projeto.

Tudo isso, auxilia no processo final ao apurar o resultado do projeto. Permite estar integrado com a contabilidade de forma segregada em cada projeto e com integração com o contador. Ou seja, nesse processo são salvas dezenas de horas de retrabalho desnecessários, tanto da OSC como também da contabilidade.  

Analisa com clareza as entradas e as saídas 

Na dashboard de um sistema para ONG você confere os saldos dos lançamentos, o fluxo de caixa acumulado, a soma das contas e o saldo de todas as entradas e saídas mensais. Além disso, é possível conferir as contas a pagar e a receber. 

Então, em uma única tela você visualiza tudo que está acontecendo, assim como tudo o que tem para pagar e a receber. 

O sistema permite a classificação do que entra e do que sai. Possibilita a criação de um plano gerencial onde poderá agrupar tipos de receita e despesas para ter uma visão estratégica do financeiro. Controles mais apurados também são possíveis, com a utilização de centros de custos e com rateios entre diversos projetos.

Isso permite analisar com clareza e facilidade todas as receitas e as despesas, contribuindo de forma significativa para ter um bom controle financeiro para ONG. Incrível, não é mesmo? 

Permite filtrar as informações estratégicas 

Ao investir na tecnologia para o controle financeiro para ONG você gerencia melhor todas as informações importantes dos projetos e/ou centros de custos. 

Por exemplo, você pode conferir alguma conta específica (avaliando somente as entradas ou as saídas), ver a classificação financeira de um determinado período e muito mais. 

Portanto, isso contribui com uma gestão estratégica muito mais eficiente, pois mantém a rotina da entidade muito mais organizada e transparente. 

Assista o vídeo abaixo para conferir como funciona o controle financeiro, na prática. 

Mantém o histórico de cobrança: uma das principais vantagens de ter um bom controle financeiro para ONG 

A maioria das entidades que não possuem um bom controle financeiro para ONG ficam em dúvida sobre se gerou a cobrança ao associado ou doador. 

Porém, tendo um bom controle financeiro para ONG por meio de um software específico, você pode acompanhar todo o histórico de cobrança. E o melhor, fazendo com que o sistema trabalhe para você e não ao contrário. Por exemplo, definindo cobranças automáticas todos os meses para que o sistema gere e envie automaticamente conforme seu desejo.

Isso significa que é possível analisar se, por exemplo, o doador recebeu o boleto, abriu o e-mail, rastrear a cobrança, e identificar pagamento instantaneamente. 

Além disso, você pode configurar as mensagens para criar uma comunicação mais próxima e humanizada com o doador. 

Assim, você consegue inserir o logotipo da entidade e personalizar a comunicação para que o doador se sinta especial e queira contribuir com a sua entidade. 

Bônus: quer mais facilidade na hora do controle financeiro para ONG? Invista no HYB! 

O HYB é um software completo e específico para entidades do terceiro setor. Ele apresenta todas as funcionalidades e benefícios que citamos neste conteúdo. 

Por isso, para quem está buscando ter um ótimo controle financeiro para ONG, o HYB é uma ferramenta sensacional. 

“O HYB possibilita uma prestação de contas mais facilitada, um controle gerencial bem mais apurado e minucioso. Além disso, você ganha tempo e pode trabalhar em qualquer lugar, pois o sistema é 100% on-line. Sem contar que o investimento é muito barato”, reforça Diego Adiers, do HYB. 

Gostou de aprender por que ter um bom controle financeiro para ONG? Se sim, que tal conhecer o melhor sistema para a sua entidade?