imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

O impacto da transformação digital nas Organizações Sociais

Será que a transformação digital pode também mudar a forma que ajudamos os outros?

Para responder a essa pergunta precisamos entender melhor os impactos disso no terceiro setor e em nossas vidas. A tecnologia mudou a forma na qual consumimos informação e em como agimos com ela. A comunicação é cada vez mais simples e rápida, já a informação é abundante e contínua. A forma das pessoas se relacionarem com as entidades sem fins lucrativos também está mudando. Um exemplo dessa mudança é a forma mais ativa em que as pessoas interagem através das redes sociais, sendo muito mais fácil monitorar e acompanhar de perto as atividades desenvolvidas.

Será o fim do telemarketing?

Outro exemplo de transformação digital, é o da arrecadação de doações via telemarketing e a busca de dinheiro (físico) na casa das pessoas. Isso será cada vez menos efetivo, pois além dos elevados custos e riscos para a organização, não atingirá o público mais jovem com grande potencial para ajudar.

Falando em doação, as pessoas buscam facilidade e comodidade para suas tarefas diárias, inclusive para doar. Elas já estão acostumadas a comprar pela internet. Por isso, as doações online têm se popularizado ano após ano, e suas perspectivas futuras são muito otimistas, da mesma forma como temos vivenciado o crescimento exponencial do comércio eletrônico, batendo recordes a cada ano. Hoje todo mundo já comprou algo pela internet. A insegurança anterior das pessoas foi sobreposta pelo avanço da tecnologia e pela enorme comodidade gerada. O mesmo está acontecendo com as doações espontâneas no terceiro setor: uma migração para o digital.

É preciso profissionalizar a gestão?

Diante desse cenário, precisamos fazer um paralelo com o mundo corporativo. Uma empresa precisa manter seus investidores informados. Já no mundo das entidades sem finalidade de lucro, os doadores são seus clientes e os principais interessados. Poucas entidades se deram conta que os doadores estão exigindo cada vez maior transparência das informações em troca de suas doações. Mais do que isso, o doador quer se relacionar, ajudar e fazer parte de algo maior e ainda ser reconhecido por isso. Poucas são as organizações que publicam informações detalhadas sobre o desempenho econômico e do seu impacto social. Grande parte delas não divulga porque não possui os dados, ou ainda, não tem certeza se estão corretos. Raras entidades se preocupam em se relacionar bem com seus doadores, enviando informações ou simplesmente agradecendo sua ajuda. Essa negligência pode custar muito caro!

Afinal você doaria para uma ONG que é pouco transparente ou que seu impacto social não é evidente?

Aprofundando na realidade das ONGs, é comum encontrar pilhas de papel desorganizadas, como notas fiscais, extratos bancários, recibos de doação e até fichas de beneficiários ou de atendimento, informação que muitas vezes requer sigilo. Ou ainda, planilhas para registro de tudo com informações desconectadas e totalmente espalhadas entre departamentos esperando serem perdidas ou esquecidas. Transformar tudo isso em um fluxo coordenado de dados em um só local e de forma segura é o que pode realmente salvar a reputação dessas entidades diante dos doadores e de suas parcerias com o poder público.

Marco Regulatório: bom ou ruim?

Nesse sentido, o governo através da lei 13.019/2014, também conhecida como marco regulatório do terceiro setor, estabeleceu diretrizes para a transferências de recursos financeiros para as organizações da sociedade civil. Quando uma parceria é firmada, a entidade precisa atender diversas exigências, como mostrar como o dinheiro foi gasto e qual o impacto social gerado, ou seja, sua eficiência. O marco regulatório tem impactado tanto positivamente quanto negativamente o terceiro setor. Como tudo na vida, existem os defensores e os que condenam essa lei. O que observa-se na realidade, é que o impacto negativo advém principalmente pelo despreparo e falta de organização de grande parte das instituições. Muitas delas infelizmente estão fechando ou tendo sérias dificuldades para se adaptar a essa nova e dura realidade de exigências. Isso realmente é uma pena. Entretanto, o impacto positivo do marco, é que ele tem forçado as organizações sociais a se movimentarem no sentido de melhorarem sua gestão principalmente com a utilização de softwares.

Os escândalos de corrupção e roubos em ONGs têm manchado o terceiro setor ao longo dos anos.

Somente com um melhor controle da destinação dos recursos e responsabilizando os responsáveis que podemos vislumbrar um futuro melhor. Por outro lado, observamos várias instituições buscando uma profissionalização de sua gestão, aproveitando para se aperfeiçoar e entregar mais. E isso é algo muito positivo trazido pelo marco regulatório.

Além das doações e das parcerias públicas, o voluntariado tem papel fundamental no terceiro setor, isso ninguém tem dúvidas. Entretanto, poucas entidades fazem uma gestão adequada de seus voluntários. É preciso saber quem são, medir e mostrar exatamente qual o impacto que esse trabalho gera. Mais que isso, trata-se inclusive de uma obrigação na contabilidade aplicada ao terceiro setor. Todo o trabalho voluntário desenvolvido, inclusive dos membros integrantes da administração, deve ser reconhecido pelo valor justo da prestação do serviço, como se tivesse ocorrido desembolso financeiro. Logo, se a organização social não registra e controla tais informações, como poderá saber a importância desses voluntários?

Qual é o impacto gerado pelo trabalho voluntário no terceiro setor?

Um fato curioso que temos observado, por trabalhar com tecnologia aplicada a gestão no terceiro setor, é que alguns profissionais dessas organizações já estão familiarizados com termos técnicos como Cloud Computing, Big Data e Business Intelligence. Ou seja, esses profissionais, ainda que poucos, já enxergaram que sem o uso de tecnologia e um acesso aos dados gerenciais, mais difícil serão as chances de sucesso. É bem verdade, entretanto, que poucas organizações possuem pessoas da área de TI (Tecnologia da Informação) já que seus orçamentos são apertados. Normalmente as equipes nessas ONGs são 3 vezes menores que em uma empresa de mesmo porte. Isso precisa mudar.

Por tudo isso, organizar e manter os dados são essenciais para entender onde se pode ter impacto social. Os dados indicarão os custos de cada projeto e o resultado a ser gerado, para que se possa dimensionar esse impacto sob diferentes óticas. Dessa forma, a diretoria de uma ONG pode inovar e produzir novos serviços para sua missão social, trazendo benefícios reais a toda sociedade a sua volta. Portanto, como nunca antes, se faz tão necessário o uso de softwares e tecnologia dentro do terceiro setor. É evidente a transformação digital que todos vivem e não é diferente da realidade das organizações sociais.

Novo Mundo Digital

Todos esses problemas e dificuldades fazem parte dessas transformações que o mundo moderno trouxe ao terceiro setor. Elas exigem adaptações e profundas modificações na realidade atual das ONGs e principalmente no modo em que são administradas. Elas precisam, desde já, entender esse “novo mundo digital”. É preciso ter dados e uma visão gerencial, como em uma empresa privada. Além de assimilar tudo isso, as instituições precisam se envolver e transformar essa nova realidade em oportunidades. Atualmente qualquer organização, da pequena à grande, pode utilizar a tecnologia a seu favor para aumentar seu impacto social, melhorar seu desempenho e viabilidade econômica.

Não deixe a onda te afogar, surfe-a!

Se você chegou até aqui na leitura é porque realmente entendeu que tudo isso que está acontecendo tão rapidamente não tem volta. É necessário uma atitude por parte dos diretores com finalidade de dar um passo rumo à adoção da tecnologia para transformar a entidade e a tornar competitiva. Mais do que isso, é necessário um choque de gestão. Dar as respostas que aos seus doadores e associados do impacto social gerado e da sua importância. E nessa “organização da casa” podemos te ajudar. Entre em contato no botão abaixo e surfe a onda.