Qual é a importância do CRM para a sua ONG?

Se você não domina o assunto, não se preocupe! Venha conosco que apresentaremos tudo o que você precisa saber para ter mais eficiência, rentabilidade e criar ótimos relacionamentos para a sua ONG. Vamos lá?

O que é CRM para ONGs?

Inicialmente, pode até parecer confuso. Mas o conceito é extremamente simples. Afinal, CRM nada mais é do que a sigla para Customer Relationship Management, ou gestão do relacionamento com o cliente.

Você pode até estar se questionando: não preciso disso. Afinal, não tenho clientes.

Dessa forma, é aí que você se engana: você precisa (e muito) de um CRM. No caso do terceiro setor, os seus clientes são:

  • mantenedores;
  • doadores;
  • associados;
  • parceiros;
  • fornecedores;
  • e todas as pessoas que mantêm a sua entidade funcionando — seja qual for a denominação que você utiliza na sua ONG.

Portanto, todos esses grupos de pessoas chamaremos neste conteúdo de clientes, tudo bem?

O CRM é um software que permite automatizar uma série de atividades relacionadas à gestão da comunicação com os seus clientes. Ele ajuda a melhorar os relacionamentos com os clientes ativos, potencializa o aumento das doações para a sua ONG e ainda torna a sua entidade reconhecida pela excelência e qualidade nas operações.

Além disso, precisamos considerar que é de extrema importância para o sucesso da sua ONG se preocupar em profissionalizar o relacionamento com as pessoas que mantém a sua entidade funcionando e estão alinhados com a causa.

Como funciona o CRM para ONG?

O CRM automatiza diversas tarefas que são importantes para a rotina da sua entidade. Ao investir na tecnologia, você evita perder tempo e recursos com tarefas manuais, além de precisar de menos pessoas envolvidas realizando ações específicas.

Em outras palavras, você investe na automatização de processos para melhorar os relacionamentos com os seus clientes. Portanto, o CRM gerencia as tarefas e torna a comunicação muito mais prática, profissional e eficaz.

Por que o CRM é importante no terceiro setor?

O CRM é importante para estreitar o relacionamento com o seu cliente, assim como chamar a atenção das pessoas para contribuírem com a sua entidade. Dessa maneira, você pode chamá-las para participar de eventos, dar uma opinião sobre um determinado assunto e muito mais.

Além do mais, o CRM faz com que o cliente se sinta especial, promovendo o sentimento de “tenho orgulho de fazer a diferença e contribuir com essa ONG”. Sendo assim, esse senso de pertencimento é extremamente importante para o bom funcionamento dos seus projetos.

Quanto mais clientes, melhor para a sua ONG. No entanto, administrar uma grande escala pode se tornar uma grande dor de cabeça. Já imaginou ter que mandar 50 e-mails de forma manual aos seus associados? Certamente será muito trabalhoso e passível de erros, concorda?

Como estreitar o relacionamento com os clientes da sua ONG?

Conte para nós: quais são as atividades que você realiza para estreitar os relacionamentos com o seu cliente? Essas tarefas alcançam o resultado que você espera? O que você pode melhorar para atingir as suas metas?

Essa reflexão é importante para você notar que, muito provavelmente, precisa investir na melhoria dos laços com o cliente. Assim, o grande segredo para promover essa conexão de uma forma efetiva é investindo em um CRM para ONG.

Por exemplo, imagine que um cliente doou uma quantia para a sua ONG. Se você não agradecer e mantê-lo engajado, ele não se sentirá especial. Assim, as chances de ele não voltar a doar são muito grandes.

Do contrário, se você mantê-lo por perto, investindo em conteúdos e materiais personalizados que sejam do seu interesse, certamente você colherá ótimos frutos.

Afinal, ele vai se sentir feliz, motivado e, inclusive, incentivando o seu círculo de amigos a participar do projeto — o que aumentará as doações (fazendo com que você arrecade mais), sem que você precise investir em marketing, por exemplo.

Qual o potencial ganho para a ONG que utiliza um CRM?

O potencial ganho para as ONGs que utilizam um ótimo CRM é infinito. Afinal, ao investir em um CRM para ONG os ganhos são muito expressivos e em todos os setores. Certamente você:

  • potencializará o voluntariado;
  • aumentará as doações;
  • alcançará mais pessoas que querem abraçar a causa;
  • promoverá mais sustentabilidade;
  • fidelizará os clientes ativos;
  • terá um impacto social muito grande e importante;
  • e muito mais.

Na prática, como funciona o CRM para ONG?

Não é nenhuma novidade que no mercado você encontra diversos CRMs. No entanto, sabia que existe um específico para o terceiro setor?

O HYB é um software de gestão que possui um módulo de CRM que foi desenvolvido especialmente para atender às principais demandas das entidades que autam com o terceiro setor. Ele ajuda a sua ONG a se comunicar com os clientes e a mostrar o impacto social que está sendo gerado.

Ele funciona por meio de fluxos (que chamamos de “réguas de relacionamento”), os quais você configura de acordo com as suas necessidades e objetivos.

Por exemplo: o cliente se cadastra no site e faz a sua doação. Dessa forma, ele já recebe um e-mail personalizado, agradecendo-o e parabenizando-o pela sua atitude. Sendo assim:

  • 15 dias depois ele recebe um convite para visitar as redes sociais da sua ONG e conferir os seus trabalhos;
  • 30 dias depois, recebe um novo e-mail para conhecer os seus projetos;
  • no dia do seu aniversário, recebe uma mensagem personalizada.

Enfim, esses fluxos são apenas algumas ideias sobre as infinitas possibilidades que você pode alcançar com o HYB. Além disso, tudo isso é realizado de uma forma automática, sem a necessidade de investir em uma equipe para realizar esses envios manuais.

Gostou de aprender mais sobre a importância de um CRM para a sua ONG? Se sim, que tal conhecer o HYB?