imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Canais de captação de recursos: Diversifique para arrecadar mais

Doações ONG
Canais de captação de recursos

Conte para nós: quais são os canais de captação de recursos que você utiliza para conquistar mais doações ONG?

Algumas entidades apostam em um único canal, como as redes sociais, para divulgar os projetos e arrecadar mais. Porém, depender de uma única fonte de recursos nem sempre traz grandes resultados.

Além disso, vivenciamos a transformação digital. Isso significa que você tem uma ótima infinidade de canais de captação de recursos.

Vamos aprender mais sobre os canais de captação de recursos para conquistar mais doações ONG?

Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os melhores canais de captação de recursos para ONG?

Conheça quais são os melhores canais de captação de recursos. Vamos avaliar algumas possibilidades que você pode apostar? Confira:

Site Institucional

Um dos melhores canais de captação de recursos para ONG é o site. Afinal, ele é o cartão de visitas da sua entidade e precisa estar sempre bem atualizado, completo e ter um fácil acesso sobre a entidade.

Você pode inserir uma página de doações no site de sua ONG. Dessa forma, fica mais fácil apresentar informações completas sobre como arrecadar.

Mais do que isso, o site ajuda a divulgar os projetos, a história da ONG e servir como um portal de notícias.

Dessa maneira, você mantém tanto o doador quanto a comunidade sempre atualizados.

Redes Sociais

As redes sociais também contribuem para captar mais recursos para a sua ONG. Por meio delas, você aumenta as doações com campanhas personalizadas e exclusivas.

Para isso, é importante criar um calendário de conteúdos interessantes. Afinal, não basta apenas a solicitação de doações, são necessárias estratégias para fazer tudo acontecer.

Assim, fica mais fácil estabelecer bons relacionamentos com doadores e o restante do público-alvo.

Veja um exemplo de cronograma semanal que você pode usar como exemplo e divulgar com fotos nas redes sociais:

  • Dia 1: Conheça a nossa ONG;
  • Dia 2: Veja quais são os nossos projetos;
  • Dia 3: Saiba como ajudar (campanha doação);
  • Dia 4: Depoimento de doadores;
  • Dia 5: (x) passos para ajudar a nossa ONG;
  • Dia 6: Enquete: você já ajuda alguma ONG? Sim/Não.
  • Dia 7: Mensagem motivacional sobre a importância de ajudar ao próximo.

E-mail

Tenha uma página de captura no site para coletar dados de pessoas interessadas na ONG. Claro, tudo isso deve ser realizado dentro da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Então, vamos imaginar que uma pessoa assinou a newsletter da sua ONG, ou então baixou algum material ou conteúdo e você coletou o seu e-mail. Assim, poderá investir em um fluxo de automação de marketing.

Dessa forma, poderá enviar conteúdos personalizados que convençam o possível doador que a sua arrecadação é essencial.

WhatsApp

Você também poderá utilizar o WhatsApp para criar listas de transmissão. Dessa forma, você pode enviar conteúdos personalizados e completos sobre como o doador pode contribuir com a ONG.

Para isso, utilize o WhatsApp Business, que ajuda a organizar melhor o fluxo de comunicação.

Afinal, com ele você pode criar mensagens automáticas, categorizar as conversas, mensurar os resultados e muito mais.

>> Você também pode gostar de ler: Arrecadações pela internet: como conquistar mais doadores?

Mídia Impressa

Explorando o universo off-line, você também pode anunciar e enviar notas para assessores de imprensa divulgando sua entidade.

Assim, você pode publicar informações sobre a ONG em jornais, revistas e rádios locais, sobre como a comunidade pode ajudar.

Embora esses canais sejam mais difíceis de serem mensurados, também são alternativas para alcançar o público local.

Influenciadores Digitais

Os influenciadores digitais também podem ajudar a captar mais recursos para a sua ONG. Claro que, neste caso, eles não se tornam um canal de captação de recursos de forma direta. Porém, eles podem ajudar a divulgar os canais da sua empresa.

Por isso, faça uma parceria com influenciadores digitais locais e que divulguem temas relacionados ao que a sua ONG defende.

Assim, certamente, você conquistará boas e novas doações, além de mais visibilidade.

Como escolher os melhores canais de captação de recursos para turbinar as doações ONG?

Agora que você aprendeu quais são os principais canais de captação de recursos para ONG, deve estar se questionando: qual deles é o melhor para a minha entidade?

Bem, a notícia boa é que, como vimos, você não deve se limitar a utilizar apenas um.

Afinal, com o avanço da tecnologia e com os recursos de automação de marketing, é possível utilizar, inclusive, todos eles.

Conheça outras dicas para escolher os melhores canais de captação de recursos:

Conheça o seu público

Para ampliar a captação de recursos é essencial conhecer bem o seu público. Por isso, entenda quais são as preferências, necessidades e gosto dos doadores. Isso ajuda a encontrar os melhores canais e estratégias de captação de recursos.

Explore o melhor de cada canal

Cada canal tem suas funcionalidades. Por exemplo, o Instagram dispõe de story, feed, possibilidade de fazer lives e muitas outras ferramentas.

Já, o WhatsApp permite criar uma lista de transmissão para enviar a comunicação em grande escala, assim como a possibilidade de criar grupos.

Então, conheça quais são as possibilidades de cada canal e explore o que cada um tem de melhor para usar a seu favor.

Mensure os resultados

Elabore campanhas personalizadas para cada canal e acompanhe os resultados. Assim, fica mais fácil avaliar os pontos fortes e fracos de cada campanha. Você pode acompanhar resultados analisando a quantidade de curtidas de uma publicação, vendo o número de respostas de uma mensagem e de muitas outras maneiras.

Assim, é possível avaliar quais são os que trazem mais resultados quando o assunto é doações ONG.

Crie um planejamento estratégico de doações

Elabore diversas campanhas de doação, faça testes e sempre aperfeiçoe os resultados da ONG.

Afinal, ter um bom planejamento estratégico é importante para orientar todas as ações e campanhas da sua entidade.

Estabeleça uma relação de confiança com o público

Não se limite em apenas pedir doações. Afinal, é importante estabelecer bons relacionamentos em cada canal.

Assim, o público se sente mais confiante na hora de doar. Isso porque, ele percebe que a sua entidade é séria, ética e transparente.

Portanto, lembre-se de que o mais importante é investir em diversos canais de captação de recursos. Assim, fica mais fácil arrecadar mais doações e garantir o futuro da sua entidade.

E aí, você gostou de aprender mais sobre os canais de captação de recursos? Leia mais sobre 3 estratégias de Marketing Digital para o Terceiro Setor. Boa leitura!