imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

5 maneiras de diminuir custos na sua entidade

diminuir custos

A gestão de ONGs não é uma tarefa das mais fáceis, principalmente quando não há uma gestão financeira adequada. No entanto, atualmente, as entidades estão, cada vez mais, buscando formas para diminuir custos.

Afinal, muitos projetos podem ser inviabilizados pela falta de recursos necessários para a sua correta execução. Além disso, vale ressaltar que administrar bem o dinheiro é a garantia de que você cumprirá todos os requisitos do projeto. 

Para te ajudar nessa questão, preparamos este conteúdo. Nele, você vai conferir 5 maneiras para diminuir os custos na sua entidade. Vamos lá?

1. Avalie o que é realmente indispensável para sua entidade 

Sabemos que a sua entidade do terceiro setor tem diversos custos. Porém, a primeira coisa que você precisa ter em mente para diminuí-los é avaliar o que realmente é indispensável. 

Para isso, considere todos os custos — de todos os processos — e identifique os que podem ser reduzidos ou até mesmo cortados. Em outras palavras, encontre alternativas para diminuir os custos, principalmente aqueles que não são essenciais. 

Além disso, sabemos que existem custos que são essenciais e que não há como cortá-los, como contas de água, energia, alimentação ou limpeza. 

Porém, você pode encontrar alternativas para diminuí-los. Basta ter um bom planejamento estratégico e contar com a parceria de bons fornecedores. 

2. Invista no universo digital 

Quando o assunto é gestão de ONGs, uma das dicas mais importantes para diminuir custos — e que não pode ser deixada de lado — é com relação à importância do investimento no universo digital. 

Algumas pessoas encaram o universo digital e as novas tecnologias como uma despesa. Porém, ela precisa ser vista como um investimento que pode diminuir custos na sua entidade e trazer maiores oportunidades. 

Afinal, isso não significa que você precisa investir em anúncios pagos, links patrocinados ou qualquer outra estratégia que envolva muito dinheiro. Basta encontrar bons parceiros que possam ajudar a sua entidade a ter um bom alcance com as suas páginas de forma orgânica — não paga. 

Por exemplo, que tal fazer uma parceria com uma agência de marketing digital? Assim, ela pode oferecer os seus serviços de forma gratuita ou com um preço reduzido. 

O investimento no universo digital é essencial para você mostrar os seus projetos e encantar o público. Além disso, ao ter uma boa periodicidade de publicações on-line, fica mais fácil conquistar o coração e a lealdade dos doadores. 

Em outras palavras, o investimento em campanhas on-line contribuem para a sua entidade arrecadar mais e conseguir os recursos humanos, tecnológicos e financeiros que você precisa para tocar os projetos com tranquilidade. 

3. Analise o fluxo de caixa de forma constante 

Analisar o fluxo de caixa é outra maneira eficiente de diminuir custos. Afinal, o controle adequado de tudo o que sai e o que entra na sua entidade é uma das mais básicas lições para o sucesso da sua ONG. Assim, procure sempre manter as finanças regulares e controladas. 

Desenvolver esse olhar mais analítico é essencial para identificar pontos que podem ser eliminados, assim como os processos que podem ser ajustados. 

Alguns exemplos de constatações feitas a partir da análise do fluxo de caixa são:  

  • Excessos de gastos desnecessários; 
  • Identificação de despesas que se tornaram recorrentes na entidade; 
  • Movimentos com registros equivocados; 
  • Despesas crescentes na ONG;  
  • Rupturas no caixa devido aos problemas de gestão financeira. 

Logo, partindo do pressuposto de que tudo que é registrado é melhor controlado, analisar frequentemente o fluxo de caixa é uma excelente alternativa para sempre manter a vida financeira da sua entidade em dia, bem como para proporcionar a redução de custos. 

Além disso, o fluxo de caixa é importante porque auxilia no gerenciamento de gastos, assegura um controle financeiro, garante um bom planejamento e ainda promove mais agilidade no processo decisório. 

4. Terceirize algumas tarefas 

A terceirização de serviços é uma tendência que está, cada vez mais, tornando-se uma realidade no país, principalmente como consequência da pandemia. 

Afinal, as empresas perceberam os benefícios da terceirização, como: redução de custos, aumento da qualidade de mão de obra e mais previsibilidade nas despesas. 

Então, saiba que a terceirização é outra excelente alternativa na hora de diminuir custos da sua entidade do terceiro setor. 

Afinal, ao repassar algumas atividades (principalmente as mais burocráticas) para outras empresas, instituições ou pessoas, a sua equipe fica com mais tempo livre para focar no planejamento estratégico. 

Dessa maneira, a terceirização aumenta o desempenho e a qualidade da sua entidade, tornando-a mais atrativa para possíveis investidores. 

5. Opte por uma ferramenta de gestão financeira para diminuir custos na sua entidade 

A transformação digital nas empresas possibilitou uma série de vantagens. Afinal, com o uso inteligente da tecnologia há uma redução significativa dos gastos. 

Portanto, investir em uma boa ferramenta de gestão financeira é uma ótima alternativa para diminuir os custos da sua entidade. 

Além disso, contratar um software terceiro setor só traz benefícios para a sua ONG. Veja quais são eles:  

  • Ter uma boa gestão de relacionamento com o público
  • Profissionalizar a gestão da entidade; 
  • Arrecadar mais e com segurança; 
  • Gerar um impacto social muito maior; 
  • Criar campanhas personalizadas; 
  • Comunicar-se com o público de forma eficiente; 
  • Tornar a rotina financeiro e contábil muito mais organizada; 
  • Ter mais facilidade na hora da prestação de contas; 
  • Centralizar toda a gestão em um único lugar; 
  • Automatizar os processos; 
  • Promover uma rotina simples e livre de burocracia; 

Gostou de aprender algumas alternativas para diminuir custos na sua entidade? Leia também: software terceiro setor: 10 dicas para escolher o melhor.