imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

7 sinais que o seu sistema não fornece a gestão necessária para a sua entidade

software de gestão

Já de início de conversa, ressaltamos: invista em um sistema totalmente específico para o terceiro setor. Somente um software especializado na área consegue ajudar sua entidade de forma estratégica. Afinal, ele foi projetado para atender às suas reais necessidades. 

Veja quais são os principais erros ao utilizar um software genérico e, além disso, tenha uma ideia sobre como seria se você investisse em um ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema de gestão integrado específico para o terceiro setor, como o HYB:

1. Não consegue manter suas finanças e os rendimentos em dia 

Se você não consegue manter as suas finanças em dia, ou não possui um controle financeiro do que entra e sai, significa que não há uma visão estratégica da sua ONG. Por isso, está na hora de repensar sobre o sistema de gestão utilizado. 

Um software de gestão para ONG permite manter as suas finanças e rendimentos em dia. Afinal, tudo é cadastrado no sistema e ele apresenta relatórios detalhados que ajudam na tomada de decisão estratégica. 

2. As arrecadações da sua entidade estão sofrendo impactos 

Conte para nós: Você está conseguindo coletar as arrecadações necessárias para a sua ONG? Não seria ótimo você conseguisse adquirir mais arrecadações?

Com um software de gestão para ONG para o terceiro setor, você organiza melhor toda a comunicação com os seus investidores, voluntários e doadores. Afinal, ele profissionaliza toda a gestão da sua entidade. 

Ao automatizar o processo dos recebimentos, você melhora o relacionamento com os doadores. Dessa forma, aumenta o engajamento com eles e, o melhor, automatiza e facilita toda parte de arrecadações. 

3. Falta de organização nas atividades diárias e planejamentos 

Uma das grandes dificuldades das entidades do terceiro setor é a falta de organização e planejamento das tarefas. No entanto, isso não pode acontecer, afinal, ter uma gestão desorganizada não repassa credibilidade ao mercado, tampouco, aos doadores e comunidade. 

Por isso, investir em um software de gestão específico para o terceiro setor ajuda a manter a rotina muito mais organizada. Afinal, todas as tarefas burocráticas e que levam muito tempo para fazer, como o controle de doações, é realizado de forma automática, com apenas alguns cliques. 

Isso promove mais autonomia para os colaboradores e tempo para pensar em questões mais estratégicas — deixando a parte burocrática e repetitiva para o sistema. 

Dessa maneira, em apenas um lugar, você centraliza todas as informações importantes da sua ONG, otimizando o tempo e melhorando a rotina na entidade.

4. A entidade não possui um controle de contas 

Ter um bom controle de contas vai muito além de ter uma rotina organizada. É questão de cumprir a legislação e manter a boa reputação da sua ONG. 

Por isso, se você ainda não tem um bom controle de contas, há furos no caixa ou dificuldade de categorizar as entradas e as saídas por projetos, saiba que está na hora de investir em um software específico para o terceiro setor. 

O software de gestão ajuda a controlar as contas e, ainda, fazer a integração com o sistema contábil da sua entidade. 

Há a integração direta com seu contador para otimizar fluxo de documentos, evitar extravios e proporcionar menos erros na hora de recolher tributos. 

No HYB você tem uma gestão financeira completa, facilitando a hora de atender ao Marco Regulatório. 

>> Você também pode gostar de ler: Como Funciona a Integração Contábil no Terceiro Setor?

5. Dificuldades no recebimento de doações de forma instantânea 

Se você ainda não investiu em um software de gestão, tudo indica que está perdendo tempo e dinheiro, principalmente na hora de receber as doações. Afinal, um bom sistema permite gerar boletos registrados com facilidade, evitando toda a burocracia que os bancos têm. 

Isso acontece porque você emite boletos de forma automatizada e muito simples. Sem taxas extras, sem surpresas desagradáveis e com muita organização. Dessa forma, você tem um controle financeiro e estratégico muito melhor. 

Além disso, você pode configurar lembretes para enviar aos seus doadores, como um aviso para lembrar de pagar o boleto e, até mesmo, uma mensagem de agradecimento quando o mesmo é compensado. 

Você também pode receber as doações via cartão de crédito ou PIX, oferecendo ao doador mais possibilidades para ele escolher a melhor forma de doar. 

6. Não possui um acompanhamento dos investimentos realizados 

Para onde o dinheiro está indo? Você está conseguindo atender com facilidade ao Marco Regulatório do Terceiro Setor: Lei n° 13019/2014? Especialmente a questão das doações e investimentos?

Saiba que com um sistema específico você consegue visualizar todos os investimentos da sua entidade.

Além disso, pode gerar relatórios sobre o que ainda tem para entrar e o que já foi realizado. Dessa forma, pode analisar, por período, quais são as receitas e as despesas. Assim, há um controle e segurança muito maior. 

7. Não realiza campanhas para sua entidade: um dos critérios que o software de gestão para ONG pode ajudar 

As campanhas de arrecadação são importantes ferramentas estratégicas para manter a sua entidade funcionando. Com um sistema, você consegue criar campanhas personalizadas e acompanhar em tempo real a evolução dos valores recebidos. 

Além disso, as campanhas podem ser feitas sem a necessidade de investir em despesas extras, como taxas de administração. Sem contar que você pode acompanhar esse processo em tempo real. 

Agora você já sabe quais pontos analisar para verificar a eficacia do seu sistema de gestão. E sabia que o HYB é um sistema ERP 100% online que pode ajudar na rotina da sua ONG? 

Que tal solicitar uma demonstração gratuita agora mesmo e testar todas as suas funcionalidades?