Envio de e-mails e SMS funcionam no Terceiro Setor?

Manter o relacionamento com os seus doadores é essencial para que eles se sintam valorizados e se lembrem da sua organização. Para isso, existem ferramentas estratégicas de marketing que podem ser usadas no Terceiro Setor, como e-mails e SMS.
Neste conteúdo separamos algumas informações importantes sobre cada uma dessas ferramentas. Vamos lá?
Envio de e-mails e SMS no Brasil
O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que envolve o envio de e-mails para listas de contatos. O objetivo, no Terceiro Setor, é estabelecer um relacionamento com os destinatários, fortalecer a imagem da organização e gerar doações. O e-mail continua a ter um forte crescimento com os usuários do mundo digital. Isso se dá, já que, uma conta de e-mail é necessária para se inscrever em qualquer tipo de atividade online, incluindo redes sociais e sites.
Segundo uma pesquisa da Statista, cerca de 60% dos usuários de internet pesquisados no Brasil de março a julho de 2023 disseram ter enviado e recebido e-mails.
SMS
O marketing de SMS também é um tipo de estratégia de marketing, criada para ajudar a alcançar seus doadores onde quer que eles estejam. Ao contrário das redes sociais e e-mail, as campanhas de SMS podem alcançar seus doadores mesmo sem estarem conectados à internet.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box e pela Mobile Time em 2023, aproximadamente 58% dos internautas brasileiros recebem mensagens SMS todos os dias ou quase todos os dias em seus celulares. Além disso, o SMS tem uma alta taxa de leitura comparada a outros canais de comunicação, chegando a aproximadamente 98%. Sendo que a maioria das mensagens são lidas nos primeiros 3 minutos após o recebimento.
Agora, sabendo mais sobre o contexto dessas ferramentas no Brasil, iremos conhecer um pouco mais das vantagens de cada uma.
Vantagens do uso de e-mails e SMS
- Amplo alcance;
- Campanhas personalizadas;
- Relacionamento com o doador;
- Segmentação;
- Possibilidade de tráfego para seu site;
- Compartilhamento de informações/novidades;
- Automatização.
SMS
- Baixo custo;
- Relacionamento com o doador;
- Eficiência na entrega da mensagem;
- Amplo alcance;
- Alta taxa de abertura;
- Segmentação;
- Automatização.
Dicas de como usar e-mails e SMS
Como vimos acima, são muitas as vantagens que essas ferramentas podem trazer para sua organização. Todavia, além de saber sobre os benefícios, também é importante saber como usar cada uma delas no Terceiro Setor. Por isso, separamos algumas dicas, confira abaixo:
– Segmente seu público: tenha diferentes listas para diferentes chamadas/propósitos e assim melhore as taxas de abertura. Possíveis segmentações: doadores recorrentes, doadores pontuais, patrocinadores/investidores, voluntários.
– Capriche no assunto: o assunto é a porta de entrada para o e-mail e é a primeira coisa que é mostrada nas notificações. Seja direto, evite assuntos muito longos, mas, ainda assim, desperte a curiosidade para que seja lido.
– Use técnicas de copywriting: foque no conteúdo, conte histórias impactantes e use recursos poderosos. Insira imagens e vídeos que mostrem resultados concretos, podendo aumentar o engajamento e demonstrar a transparência da organização.
– Adicione um botão Call to Action: adicione um botão que redireciona para o objetivo do envio do e-mail. Por exemplo, se estiver convidando a conhecer e seguir as redes sociais, um botão que leve para o Instagram. Já se estiver convocando voluntários, um botão para um formulário. E se estiver solicitando doações, um botão para sua página de doação.
– Use réguas de relacionamento: use a automação de e-mail para nutrir o relacionamento com a sua base. Por exemplo:
- Primeiro e-mail: após o cadastro – Envio de boas-vindas
- Segundo e-mail: após a doação – Envio de agradecimento
- Terceiro e-mail: 15 dias após cadastro – Envio de convite para visitar as redes sociais
SMS
– Segmente a base: segmente para o público que deseja alcançar conforme o objetivo.
– Seja objetivo: vá direto ao ponto, já que se trata de um canal com limite de caracteres.
– Personalize a comunicação: adicione, por exemplo, o nome do doador na mensagem para gerar maior proximidade.
– Siga as recomendações propostas pela Anatel ao fazer o envio de SMS, por exemplo:
- Obtenção de autorização do usuário para recebimento de SMS;
- Frequência moderada;
- Envio restrito ao horário comercial;
- Quantidade máxima de caracteres variando entre 140 e 160;
- É obrigatório que o remetente se identifique no final da mensagem;
- É preciso identificar o assunto, que deve estar associado à marca da empresa;
- Ter a opção de saída para o usuário em qualquer mensagem enviada (opt out).
Agora, imagine ter acesso a essas ferramentas em um só lugar…
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