imagem de homem usando computador com título - conteúdo sobre o terceiro setor

Modelo de Orçamento anual para entidades do Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de plano de contas para o Terceiro Setor

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Modelo de estatuto para ONG

BAIXAR
Modelo de orçamento anual para entidades do terceiro setor

Principais canais de arrecadação no terceiro setor

Mulher no telefone solicitando arrecadação terceiro setor
Atendente solicitação arrecadação terceiro setor

Uma coisa é certa: arrecadação no terceiro setor é uma das principais estratégias utilizadas por essas instituições para garantir a manutenção das atividades realizadas, bem como sua existência.

Afinal, o terceiro setor está em constante crescimento no país. Logo, encontrar maneiras de obter recursos e apoio, principalmente devido à grande concorrência, é fundamental — inclusive para o bom andamento dos projetos.

Para te ajudar nessa questão, elencamos os principais canais de arrecadação no terceiro setor. Com eles, você poderá planejar certas ações que, sem dúvida, irão garantir a existência da sua ONG e das suas atividades.

Vamos lá? Continue conosco!

Estratégias de Comunicação

Uma boa comunicação é a chave para o sucesso de qualquer empresa, principalmente de uma ONG.

Afinal, a arrecadação terceiro setor acontece de forma adequada e satisfatória quando as estratégias de comunicação são muito bem alinhadas e delimitadas.

Então, saiba que não adianta utilizar um padrão de comunicação com todo o público.

Por isso, o primeiro passo é segmentar o público, por exemplo:

  • Doadores atuais;
  • Possíveis doadores;
  • Voluntários;
  • Colaboradores;
  • Patrocinadores;
  • Parceiros;
  • Fornecedores.

E, a partir dessa segmentação, elaborar campanhas personalizadas para criar uma comunicação realmente próxima, personalizada, humanizada e, é claro, eficaz.

Ao trabalhar com diversas estratégias personalizadas de comunicação, certamente, você vai alcançar resultados mais satisfatórios das suas ações estratégicas.

Indicações

Ter um bom relacionamento com os seus atuais doadores é fundamental para ter um aumento na quantidade de possíveis parceiros.

Isso porque, quando você tem uma boa comunicação e um bom relacionamento com sua lista atual, eles acabam indicando a sua ONG para os seus amigos e familiares — que também podem se tornar doadores. Incrível, não é mesmo?

Assim, você pode mapear seus atuais parceiros e ir atrás de indicações. E isso é bem fácil: basta entrar em contato com os doadores ativos e solicitar indicações de empresas e pessoas em potencial que possam contribuir com a causa social da sua organização.

Para isso, é importante que você elabore o passo a passo dessa estratégia. Assim, você não entrará em contato com possíveis parceiros no “escuro”.

Defina, portanto, quais argumentos irá utilizar para mostrar a importância da sua instituição para determinadas empresas e pessoas.

Ah! Lembre-se de acompanhar os possíveis novos parceiros de perto e manter um relacionamento positivo com eles, ok?

Somente assim, você poderá identificar resultados satisfatórios dessa ação de arrecadação terceiro setor.

Eventos: Uma das estratégias de arrecadação terceiro setor

Conhece aquele ditado: “quem é visto, é lembrado”?

Então, realizar e participar de eventos é uma das estratégias de arrecadação terceiro setor mais utilizadas atualmente.

Isso porque, eles auxiliam no aumento da captação de recursos para a organização. Porém, não é só para isso que eles funcionam.

Outra vantagem em utilizar esse canal de arrecadação é que ele dá mais visibilidade aos projetos e demais atividades desenvolvidas ou apoiadas pela organização.

Assim, é uma excelente oportunidade para atrair futuros patrocinadores, voluntários, parceiros etc.

Existem diversos formatos que podem ser usados para que haja uma arrecadação de recursos mais eficientes em eventos. Alguns exemplos são:

  • Leilões;
  • Venda dos convites;
  • Criação de bazar;
  • Campanhas de doações;

Dessa forma, você garante visibilidade à organização, aumenta a arrecadação de recursos e, ainda assim, conquista um posicionamento melhor frente à concorrência.

Marketing Digital

Sem dúvida, divulgar as atividades desenvolvidas pela organização, bem como a própria instituição é fundamental para aqueles gestores que se preocupam em aumentar a arrecadação terceiro setor.

Afinal, a melhor forma de estimular as pessoas para que elas contribuam é mostrando os projetos desenvolvidos e o propósito daquela ONG.

Dessa forma, uma das principais estratégias, principalmente em um mundo bastante conectado, é investir na divulgação on-line por meio do marketing digital.

Isso porque, o marketing digital é formado por campanhas focadas no meio virtual.

Seu objetivo principal é fortalecer a organização (marca) e, assim, atrair pessoas que carreguem o mesmo sentimento social.

Dessa forma, ele precisa ser pensado para que a credibilidade seja aplicada à ONG, influenciando, assim, as pessoas para que ajudem a causa.

Ligações Frias

Essa ferramenta, diferentemente da ligação quente (que é quando já existe uma conexão, um relacionamento), é conceituada pela realização de uma ligação não solicitada para um possível patrocinador.

No entanto, muitas pessoas acreditam que as ligações frias são uma estratégia ultrapassada. Outros, no entanto, pensam que essa é uma excelente forma de captar recursos.

Uma coisa é certa: essa é uma das melhores maneiras de personalizar as suas ações, principalmente pelo contato possibilitado por meio desse canal de arrecadação terceiro setor.

No entanto, é extremamente importante que a sua performance seja treinada.

Afinal, o sucesso da arrecadação depende daquilo que você irá falar e como. Assim, algumas dicas que podem te ajudar nessa hora são:

  • Saiba com quem você irá falar: afinal, isso irá modular o seu discurso para ele ser o mais assertivo possível;
  • Elabore um roteiro de como você pretende dizer: a sua abordagem precisa ser clara e objetiva; e isso só é possível mediante um roteiro pré-estabelecido (não deixe para levar a conversa baseado no momento);
  • Capriche no início da conversa: o famoso “alô, quem fala?” pode não ser a melhor forma de abrir uma conversa. Logo, prepare uma excelente abertura. Uma dica: comece se apresentando e dizendo qual o objetivo da sua ligação.

Porém, vale ressaltar que, antes de efetuar uma ligação ao possível doador, ele precisa ter autorizado o contato da ONG, está bem? Lembre-se de que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está valendo.

>> Leia também: O fim do telemarketing no terceiro setor.

Parcerias

Você deve estar percebendo que os atuais canais de arrecadação são, certamente, bastante simples de serem adicionados nos processos de qualquer ONG, concorda?

No entanto, é muito importante que você tenha bem definido o objetivo da instituição.

Afinal, as pessoas se conectam com histórias que mexem com elas. E quando o assunto são parcerias, isso não é diferente.

Por conta disso, esse é mais um canal de arrecadação terceiro setor bastante utilizado atualmente. Porém, a busca por parceiros precisa ser inteligente e estratégica.

Isso porque, você precisa, antes de qualquer coisa, saber quais os interesses das empresas nas quais você está buscando parceria.

Afinal, é interessante para ela se tornar parceira de uma ONG que possui a mesma intenção social, criando, assim, um sinergismo de ações.

Você gostou de aprender mais sobre os principais canais de arrecadação no terceiro setor?

Leia também: Canais de captação de recursos: Diversifique para arrecadar mais. Boa leitura!